Agosto, mês das vocações

Compartilhe esta notícia:

O mês de agosto, no Brasil, é dedicado às vocações desde 1981. Por uma iniciativa instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o intuito de refletir e rezar por todas as categorias de vocações da vida cristã, como também de alimentar a consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na igreja.

As várias profissões têm sua raiz profunda numa vocação específica

O vocacionado é a pessoa que discerniu em sua vida a vontade de Deus. Vocação, portanto, é uma inclinação interna, que supõe um seguimento, uma resposta concreta de ação e vida.

A vocação antecede a profissão.

Para cada vocação específica o Senhor concede os auxílios necessários para o bom desempenho dela e para a santificação da pessoa vocacionada. É somente na sai vocação própria que a pessoa humana encontra as graças divinas de que precisa para chegar à felicidade, à realização e à santidade. Fora da sua vocação, o homem perde tempo e esforços.

Por isso que é tão importante, desde cedo, cada pessoa tomar conhecimento da própria vocação e segui-la com fidelidade e empenho. “Ganhar muito dinheiro”, “ser famoso” e outras motivações desse tipo, não podem ser o critério decisivo na escolha de uma profissão se ela não corresponder antes a uma vocação. Dinheiro, fama, etc., podem aparecer como conseqüência, mas não como motivação.

Preste atenção às suas aptidões – Cada pessoa pode começar a perceber sua vocação prestando atenção às suas aptidões, aos seus dons e talentos, por exemplo. Sim, porque a vocação que orienta a decisão pela profissão pode ser comparada ao atrativo e deleite que o artista experimenta no exercício de sua arte. Daí se entende que a vocação do médico está, em boa parte, baseada na sua capacidade de “se compadecer” do próximo; a vocação do advogado pressupõe apurado senso de imparcialidade e justiça, em oposição a todo sentimentalismo exagerado; a vocação do engenheiro depende da facilidade com a matemática; a vocação do padre ou da freira depende de seu amor e entrega total a Deus.

 

 

Compartilhe esta notícia: