Vacina contra a gripe será liberada para todos a partir de segunda (5)

Compartilhe esta notícia:

Qualquer pessoa poderá tomar a vacina; basta procurar um posto de saúde entre segunda e sexta da semana que vem

O ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou nesta sexta-feira (2) que, a partir de segunda-feira (5), a vacina contra a gripe será liberada para toda a população e não só para grupos prioritários. Mas isso somente enquanto tiver estoque disponível.

Sendo assim, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, a cidade vai cumprir a determinação e liberar as vacinas gratuitas para todos. A vacinação acontece em todos os postos de saúde e no SESA (Serviço Especial de Saúde) das 7h30 às 15h30.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (9), e não será mais prorrogada, segundo o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, das 60 milhões de dose adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que vacina não se perca por decurso do prazo”, afirmou.

A vacina oferecida na rede pública protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Os subtipos são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. A vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos do vírus variam de ano a ano.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados.

 

Compartilhe esta notícia: