Aprenda dar a medicação do seu cão de maneira simples e rápida

Compartilhe esta notícia:

Cães não gostam nem um pouco de tomar remédio e quem precisa administrar medicações aos pets com frequência sabe que esta hora pode ser um pesadelo.

Com as dicas a seguir, essa tarefa vai ficar bem mais fácil. Confira!

Dê os comprimidos com o alimento

Em primeiro lugar, verifique com seu veterinário se os comprimidos prescritos podem ser administrados com alimentos ou se eles precisam ser tomados com o estômago vazio. Se puderem ser dados junto com a comida, a melhor maneira de “enganar” seu cão é colocar o remédio em meio a uma pequena quantidade de alimento.

Oferecendo apenas uma pequena quantidade do seu alimento normal, eles ficam mais propensos a comer tudo o que está no prato – inclusive o remédio. Depois disso, ofereça o restante da quantidade de comida.

Se isso não funcionar, revista o comprimido em um alimento macio, maleável, como um pequeno petisco mastigável. Os cães são muito inteligentes, se houver algum sabor ou se encontrarem alguma textura de que não gostam, certamente não comerão o comprimido e engolirão somente o petisco. A dica é dar alguns petiscos seguidos e, no meio de um deles, colocar a “surpresinha”.

Como dar os comprimidos sem comida

Se o medicamento precisar ser tomado com o estômago vazio, peça para seu cão sentar-se ereto, incline sua cabeça para trás e abra a boca do animal. Coloque o comprimido no fundo da língua e feche a boca dele, mantendo as mãos ao redor do focinho e massageando suavemente sua garganta para incentivá-lo a engolir.

Fique sempre calmo e diga palavras de encorajamento, seguidas de um delicioso petisco para recompensá-lo por seu bom comportamento.

Como dar remédios líquidos

Para os medicamentos líquidos, você deve usar um conta-gotas ou seringa. Segure a cabeça do seu cão, mas não a incline para que não inale o medicamento. Coloque a ponta do conta-gotas em um canto de sua boca, entre a bochecha e os dentes, certifique-se de que ele está apontando para a parte traseira de sua garganta.

Esvazie o conta-gotas em sua boca e, em seguida, segure a boca do seu cão fechada. Assopre suavemente sobre o nariz do animal para persuadi-lo a engolir. Mais uma vez, mantenha-se calmo e diga palavras que o encorajem para depois oferecer um petisco.

Compartilhe esta notícia: