Deputado Marco Vinholi é eleito relator da CPI da Citricultura

Compartilhe esta notícia:

Vinholi foi eleito relator pela preocupação que tem com os pequenos e médios agricultores do estado de São Paulo

O deputado estadual Marco Vinholi (PSDB) foi eleito nesta quarta-feira, 3, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Citricultura, na Assembléia Legislativa. A CPI foi criada para investigar práticas de cartelizarão pela indústria da citricultura no Estado de São Paulo, aprovada este ano.

Esta CPI está sendo conduzida pela Assembléia em conjunto com Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) e sindicatos de produtores rurais de municípios paulistas.

“O objetivo não é punir um ou outro setor, mas criar condições para que todos os segmentos envolvidos no processo possam se harmonizar, sem que o pequeno e médio agricultores sofram mais com as atuais condições de mercado, que caminhará para extinção se não defendermos esta classe”, disse Vinholi.

Como relator, Vinholi ficará responsável por compilar e apresentar relatório com as denúncias que poderão ser apuradas posteriormente. A CPI tem caráter investigatório cujo relatório terá a função de apontar os problemas e as responsabilidades dos envolvidos.

O Estado de São Paulo é responsável por 80% da produção nacional de citrus e de acordo com o presidente da Associtrus, Flávio de Carvalho Pinto Viegas, “no estado havia aproximadamente 30 mil citricultores na década de 1990, sendo que hoje, pelos problemas enfrentados, este número gira entorno de 8 mil.

Oficialmente a CPI iniciou seus trabalhos neste dia 3 de maio, através da eleição do relator, e também do presidente Fernando Cury e vice-presidente deputado Barros Munhoz.

Compartilhe esta notícia: