A dieta do momento: método DietKal

Compartilhe esta notícia:

Dieta não é mais sinônimo de um período em que as pessoas passam comendo em menos quantidade para fins estéticos. Hoje em dia elas estão adotando dietas regularmente, para ter uma vida mais saudável, e claro, em decorrência disso, um corpo mais esbelto.

Mas para aqueles que querem perder peso em pouco tempo, ainda existem as dietas “milagrosas” que eliminam a gordura em questão de semanas. Se você está à procura de uma delas, o método DietKal é uma das últimas novidades no que diz respeito a dietas.

Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), esclarece que somente um profissional de saúde está apto para indicar este tipo de dieta, que, como todo plano alimentar altamente restritivo, tem seus prós e contras.

As dietas de baixíssima caloria (VLCDs) giram em torno de 700 calorias diárias, o método DietKal é basicamente uma dieta mais rica em proteína, com pouco carboidrato e baixa caloria.

A médica trabalha com este método, que é um plano alimentar dividido em seis fases. É baseada em sachês, que, misturados à água, viram refeições.

Os sabores são diversificados, entre eles: omelete, hambúrguer, pizza e bolinho de frango para o jantar, por exemplo; ou cappuccino e pães doces ou salgados para o café da manhã. É só misturar o conteúdo dos sachês com água, levar ao forno ou frigideira, ou somente com água gelada, e está pronto para a alimentação.

As três primeiras fases são as mais restritas, mas permitem a inclusão de alguns alimentos além dos sachês como legumes e verduras. Gradativamente, vão sendo liberadas proteínas animais e por fim, frutas.

Publicidade:

A dieta ajuda a emagrecer rápido porque a ingestão de calorias é tão baixa que a pessoa entra em cetose, quando o corpo tem que recorrer às reservas de gorduras para cumprir suas funções metabólicas.

“No começo o corpo se estressa, mas depois ele entra em uma baixa de cortisol, o hormônio do estresse, que atrapalha o emagrecimento. Depois disso, o corpo se equilibra”, explica Barca.

A dieta é indicada para aquelas pessoas que já tentaram de tudo para perder peso e não obtiveram sucesso. Porém, o método é contraindicado para aqueles que sofrem com problemas renais, cardiopatas ou pessoas que já tiveram câncer.

O paciente pode perder até 80% dos quilos que pretende mandar embora, por exemplo, se ele precisa perder 30 kg, perderá por volta de 24 kg na primeira etapa.

Quanto à duração da dieta, dependendo da necessidade, pode variar de 15 dias a um mês na primeira prescrição. Depois disso, vai depender de quantos quilos mais a pessoa precisa perder, podendo demorar de dois a quatro meses na fase um.

Compartilhe esta notícia: