Lipoenxertia: conheça a técnica que utiliza a gordura corporal ao nosso favor

Compartilhe esta notícia:

Ela pode ser uma alternativa ao silicone e rejuvenescimento da pele facial

Qual mulher não deseja eliminar as gordurinhas, colocar silicone ou rejuvenescer a pele? A lipoenxertia é uma alternativa às próteses de silicone, muito utilizada em regiões como seios, bumbum ou coxas.

A técnica da lipoenxertia permite remanejar a gordura corporal para áreas do corpo onde a genética não foi tão
favorável. Tira-se da região do abdômen e coloca-se no bumbum, por exemplo. Depois de algumas horas de cirurgia, é possível secar a barriga e ganhar um bumbum durinho.

Em pesquisas recentes, podemos afirmar que aumentou consideravelmente o índice de reintegração do enxerto, onde, em média, 30% do volume aspirado é material aproveitável. Assim, em um litro de gordura, 300 ml podem ser utilizados para o enxerto em outras partes do corpo. Com as técnicas atuais, o organismo absorve pouquíssima gordura na região que foi enxertada (glúteos, coxa, mama) em uma fase inicial. Depois da integração, o organismo não absorve mais. Os resultados obtidos após a cirurgia são duradouros.

Para o contorno corporal, a quantidade de gordura é introduzida via intramuscular, garantindo boa integração do enxerto. Após o processamento adequado da gordura, feito com a centrifugação, o risco de absorção desta para o sangue, o que levaria às complicações mais importantes, é mínimo.

O procedimento pode ser realizado com anestesia local geral, ou bloqueio com a peridural. A cirurgia pode durar até três horas. Durante o ato cirúrgico se faz o tratamento da gordura, que é imediatamente enxertada.O resultado final é obtido depois de seis meses, tempo que demora para desaparecer o edema.

Publicidade: 

Para este tipo de prática cirúrgica, não existe restrição de idade. É importante ressaltar que fumantes e pessoas que sofrem de alcoolismo não podem realizar qualquer tipo de cirurgia plástica. Vale também o bom senso do médico em indicar a cirurgia adequada para cada tipo de paciente.

A gordura corporal também pode ser utilizada para o preenchimento labial ou de rugas, de maneira parcial ou não. A técnica da lipoenxertia é indicada ainda para o aumento em mamas de tamanho médio a pequeno sem flacidez – ou seja, é indicado para quem tem pouca mama e deseja um aumento sutil. Pode ser associada à prótese de mama em situações especificas com mais complexidade, em que somente o implante não proporciona bom resultado.

A técnica também recebe indicação para a reconstrução da mama, após a retirada para o tratamento de câncer. Alguns médicos acreditam que a lipoenxertia pode dificultar a descoberta de um câncer de mama, porém um radiologista experiente pode detectar uma necrose de gordura. Por isso é importante realizarexames de mamografia, antes de qualquer procedimento cirúrgico.

Compartilhe esta notícia: