Saiba os cuidados para não ser vítima de intoxicação alimentar

Compartilhe esta notícia:

Quem nunca sofreu com intoxicação alimentar? Estamos sujeitos a correr esse risco todos os dias, principalmente ao comermos fora de casa, se alimentar sem antes higienizar as mãos e lavar bem os alimentos, etc.

Os alimentos contaminados quando atingem o sistema digestivo (estômago, intestino e intestino grosso) provocam vômito, diarreia com cólica abdominal e, em alguns casos, pode até aparecer sangue nas fezes. Além de indisposição, dores no corpo, calafrios e desidratação.

Para evitar esses sintomas, que podem ser bastante perigosos, dependendo do grau de contaminação do alimento ingerido, confira dicas simples para se proteger das bactérias:

Higienize as mãos: lave-as sempre com água e sabão sempre antes e após o preparo dos alimentos e lave também os objetos e superfícies utilizadas para cortá-los. Também é importante cozinhá-los bem e manter refrigerados quando necessário. Antes de comer, não se esqueça de repetir o processo.

Evite comer fora de casa: sempre que for a um restaurante, bar ou lanchonete tente inspecionar a cozinha, a limpeza do local, banheiros e uniforme dos funcionários, esses são indicadores de que você não se intoxicará com a comida servida no local.

Evite comer fora nos períodos de muito calor, especialmente alimentos que precisam estar sempre refrigerados e muito bem cozidos.

Atenção: idosos, pessoas com doenças no sistema imunológico, crianças de colo, gestantes e, inclusive seus bebês, podem ser vítimas fatais de intoxicação alimentar. Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados.

Compartilhe esta notícia: