Senac Jaboticabal oferece dicas para declarar o Imposto de Renda

Compartilhe esta notícia:

Para não cair na malha fina, docente orienta sobre tributos e rendimentos; unidade também promoverá evento gratuito sobre o tema

 Os contribuintes já podem declarar o Imposto de Renda 2017, mas a maioria sempre deixa para a última hora por temer as complicações da declaração. Para evitar dor de cabeça, a docente da área de gestão e negócios do Senac Jaboticabal Maria Luiza da Silva oferece dicas para pessoas físicas e jurídicas.

“Para início de conversa, o contribuinte que estiver obrigado a entregar a declaração do imposto de renda e não cumprir o prazo, automaticamente estará na malha fina. O não recolhimento das quotas resulta na suspensão do CPF pela Receita Federal, bloqueando qualquer tipo de utilização do número”, orienta Maria Luiza.

De acordo com a docente, pequenas ou médias empresas também precisam ficar atentas neste período, pois o CNPJ é tributado pelo imposto unificado, o Simples Nacional. “A taxa coopera economicamente com o empresário para o pagamento de uma alíquota menor. O não recolhimento implica no desenquadramento da tributação, gerando aumento na carga tributária”, diz.

Publicidade: 

Para os empresários, uma dica é utilizar a contabilidade para prever lucros durante o ano e, assim, planejar gastos ou até analisar investimentos para prevenção de problemas futuros ou expansão do negócio. “Fazendo o fluxo de caixa, conferência das demonstrações contábeis, planejamento tributário, gestão de estoques, controle de contas a pagar e receber, ele poderá declarar o imposto de renda com tranquilidade e ter mais lucro”, ressalta Maria Luiza.

A profissional também indica outros quesitos importantes:

 Não omitir receitas nem declarar despesas inexistentes. O Fisco recebe informações de diversas fontes periodicamente, como administradoras de cartões de crédito, fontes pagadoras de salários, bancos, imobiliárias, cartórios de imóveis, então cruza todos esses dados com as informações prestadas pelo próprio contribuinte;

  • Não acrescente despesas que não são dedutíveis. Evite problemas com o fisco e retenção na malha fina;
  • Fique atento! A cada ano, a Receita Federal tem reduzido a idade dos dependentes com inscrição obrigatória no CPF, essa medida diminui os riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios ou de um mesmo dependente em mais de uma declaração;
  • Confira com o seu contador a obrigatoriedade de declarar ou não o Imposto de Renda.

Evento Senac

Para ajudar a população a declarar o Imposto de Renda 2017, o Senac Jaboticabal promoverá a palestra Como preencher sua declaração sem correr riscos de malha fina em 28 de março, a partir das 19h30, na unidade. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Ministrado pela docente Maria Luiza da Silva, o bate-papo tem como objetivo orientar os participantes por meio de perguntas e respostas. “Todo ano esse tema é muito discutido, por isso queremos auxiliar os contribuintes para executarem o Imposto de Renda de forma autônoma”, pontua Darlan Rocha, gerente do Senac Jaboticabal.

Informações e inscrições pessoalmente na unidade ou pelo portal www.sp.senac.br/Jaboticabal. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3209-2800.

Serviço

 

Como preencher sua declaração sem correr riscos de malha fina

Data: terça-feira, 28 de março

Horário: das 19h30 às 21 horas

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831 – Centro

Telefone: (16) 3209-2800 www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: