domingo, 19 abril, 2026

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Gente nossa: Legado de inovação marca a gestão de Luciana Ferrarezi na Fatec Taquaritinga

Após 16 anos na direção, professora deixa instituição com avanços estruturais, acadêmicos e tecnológicos que consolidam referência estadual

A Fatec Taquaritinga encerra um ciclo importante com a saída da Profa. Dra. Luciana Ferrarezi da direção após 16 anos de gestão. Sua atuação, marcada por eficiência, integração e modernização, transformou a unidade em uma das principais referências no ensino superior tecnológico do estado. Ao longo desse período, Luciana coordenou projetos estruturantes, ampliou parcerias e fortaleceu a presença da instituição em iniciativas de pesquisa, inovação e extensão. Segundo ela, “nada disso teria sido possível sem as pessoas maravilhosas que caminharam comigo”, reforçando o caráter coletivo das conquistas.

A professora atua há 32 anos no Centro Paula Souza e dedicou metade desse tempo à liderança da Fatec Taquaritinga. Durante sua gestão, a unidade registrou avanços significativos, desde a implantação de cursos e pós-graduações até a modernização de laboratórios, reformas estruturais e iniciativas de internacionalização. Entre os destaques, estão a criação do curso de Sistemas para Internet, a construção da Vila Agroindustrial, a ampliação de laboratórios, conquistas em eventos como a FETEPS, a implantação do BiblioCPS, a expansão da iniciação científica e a consolidação do selo de Instituição Socialmente Responsável.

A partir de agora, Luciana inicia um projeto em Regime de Jornada Integral, voltado à implantação de um Ambiente de Inovação que conectará a Fatec ao setor produtivo de Taquaritinga e região. O objetivo é ampliar o impacto acadêmico e tecnológico da instituição, estimulando novos projetos voltados à pesquisa aplicada e ao empreendedorismo.

A direção passa a ser assumida pelo Prof. Dr. Marcus Rogério de Oliveira, docente desde a criação da unidade. Ele terá a missão de dar continuidade ao trabalho já estruturado, mantendo o foco em desenvolvimento acadêmico, fortalecimento das parcerias regionais e melhorias contínuas na infraestrutura.

Os 16 anos da gestão de Luciana são marcados por um conjunto robusto de ações que atravessam diferentes áreas. De 2010 a 2024, a Fatec viveu reformas, criações de cursos, parcerias internacionais, projetos de acessibilidade, expansão de laboratórios, implantação de tecnologias, adaptações durante a pandemia e o fortalecimento das relações institucionais. Esses avanços revelam uma trajetória construída com planejamento e compromisso, resultando em uma instituição mais moderna, reconhecida e integrada ao ecossistema regional.

Confira as ações realizadas ao longo desses 16 anos na qual Luciana Ferrarezi esteve a frente da Fatec Taquaritinga:

2010

  • Implantação do Curso Superior de Tecnologia em
  • Sistemas para Internet
  • Construção da Vila Agroindustrial
  • Urbanização e pavimentação do campus, guarita, rotatória, calçadas e rampas de acessibilidade

2011

  • Implantação da Pós-Graduação Lato Sensu em
  • Gestão da Produção Industrial
  • Implantação e Inauguração do complexo de Laboratórios de Produção Industrial
  • Parceria com a Festo para modernização dos laboratórios
  • 1º lugar na 5ª FETEPS

2012

  • 1º lugar na 6ª FETEPS
  • Criação do Sistema de Gerenciamento de Biblioteca (BiblioCPS)
  • 2013
  • Destaque em programas de intercâmbio (Ciência sem Fronteiras)

2014

  • Primeira grande reforma do campus (telhados, passarelas, coberturas e quadra)
  • Implantação do CST em Gestão Empresarial (EaD)
  • Conquista do Selo de Instituição Socialmente Responsável

2015

  • Indexação da Revista Interface Tecnológica
  • Implantação de projeto de acessibilidade nos prédios

2016

  • Parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de SP
  • Implantação do Sistema SIGA
  • Consolidação do Selo Socialmente Responsável

2017

  • Institucionalização do BiblioCPS
  • Sede da Maratona InterFatecs
  • Comemoração dos 25 anos da Fatec Taquaritinga

2018

  • Ampliação da participação em grupos de pesquisa
  • Expansão da iniciação científica
  • Reforma de banheiros e rede pluvial

2019

  • Atualização da matriz curricular de Sistemas para Internet
  • Regionalização da gestão acadêmica (Regional 10)

2020

  • Implantação do AMS em ADS (parceria com ETEC DANS)
  • Regime de teletrabalho durante a pandemia
  • Migração de 320 disciplinas para ensino remoto
  • Implantação do projeto de arborização

2021

  • Implantação do laboratório do AMS-ADS parceria com a Programmers
  • Reforma do Laboratório 1 de Informática
  • Implantação do Laboratório de Frutas

2022

  • Retorno das atividades presenciais
  • Implantação da Sala Maker
  • Nova Biblioteca
  • Reforma dos Laboratórios 6 e 7
  • Implantação do Laboratório Univesp
  • Internacionalização da Revista Interface Tecnológica
  • Comemoração dos 30 anos da Fatec
  • Solenidade e jantar comemorativo dos 30 anos

2023

  • Laboratório em parceria com a Programmers
  • Laboratório em parceria com a Baitz Solutions
  • Realização da I FITA
  • Implantação de impressora 3D

2024

  • Manutenção e melhorias na infraestrutura (bancos, iluminação, conforto térmico)
  • Fortalecimento das parcerias com o ecossistema regional
  • Desenvolvimento do projeto de internacionalização

Com uma nova fase iniciando e outra sendo concluída, o legado de Luciana permanece vivo na estrutura, nos projetos e nas pessoas que contribuíram para transformar a Fatec Taquaritinga em um espaço inovador, humano e orientado ao futuro.