quarta-feira, 29 julho, 2026

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Em Taquaritinga: Furto de fiação deixa CREAS sem energia e é investigado pela Polícia Civil

Criminosos cortaram cabos durante a madrugada e interromperam o fornecimento de energia da unidade de assistência social; autores ainda não foram identificados

A Polícia Civil de Taquaritinga investiga um furto de fios e cabos elétricos ocorrido durante a madrugada desta terça-feira (28) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A ação criminosa provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica da unidade, comprometendo o funcionamento do serviço público e causando prejuízos à estrutura do órgão.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a representante da unidade compareceu à Delegacia de Polícia para comunicar que indivíduos ainda não identificados furtaram a fiação responsável pela alimentação elétrica do imóvel, localizado na Praça José Furiatti, na região central de Taquaritinga.

Segundo o registro policial, os criminosos cortaram os cabos que fazem a ligação entre o poste de entrada de energia e a caixa de distribuição instalada em frente ao prédio. Após a ação, foram subtraídos aproximadamente 10 metros de fios elétricos, deixando o CREAS sem abastecimento de energia.

A ocorrência foi registrada como furto consumado de fios e cabos durante o repouso noturno, modalidade prevista no artigo 155 do Código Penal, cuja prática durante a noite constitui circunstância qualificadora prevista na legislação penal.

Ainda conforme a comunicação feita à Polícia Civil, o imóvel não possui sistema de monitoramento por câmeras de segurança, o que dificulta a identificação dos responsáveis. Até o momento do registro da ocorrência, também não havia testemunhas ou informações capazes de indicar a autoria do delito.

Além do prejuízo material provocado pela subtração da fiação, o crime afetou diretamente o funcionamento de um equipamento público voltado ao atendimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. A interrupção do fornecimento de energia pode comprometer temporariamente atividades administrativas, atendimento ao público e o uso de equipamentos eletrônicos essenciais para a prestação dos serviços.

A Polícia Civil instaurou investigação para esclarecer as circunstâncias do furto e identificar os autores. Entre as diligências que poderão ser realizadas estão a coleta de informações, a análise de eventuais imagens de câmeras instaladas nas imediações e a apuração de possíveis ligações com outros casos de furto de fios e cabos registrados recentemente em Taquaritinga.

Nos últimos meses, esse tipo de crime tem se tornado recorrente em diversas cidades do Estado de São Paulo, causando prejuízos tanto ao patrimônio público quanto ao privado e interrompendo serviços essenciais. As investigações seguem em andamento e, até o momento, ninguém foi preso.