Chuva de meteoros deve acontecer hoje

Compartilhe esta notícia:

A partir das 21h30, horário de Brasília, todo o mundo inclusive o Brasil terão condições de acompanhar a melhor chuva de meteoros do ano. No Brasil, a melhor visibilidade acontece a partir da meia-noite.

De acordo com a Nasa, a chuva de meteoros da constelação Gêmeos (Gemínidas) poderá ser visualizada a olho nu, mas adverte que o céu mais limpo facilita a visualização. Ainda de acordo com a instituição, a previsão é de cerca de um meteoro por minuto, ou seja, 60 por hora, podendo chegar a 100 meteoros por hora. Nas grandes cidades, deve ser possível ver apenas cerca de 10 por hora ou menos, já que nestes grandes centros há muita iluminação artificial.  Veja abaixo a previsão do tempo e quais as condições para a observação:

Região Sul: Todo o Sul do Brasil terá condições atmosféricas para observação da chuva meteoros no céu. O tempo mais aberto é proporcionado também pelo ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. Durante a noite não faz frio e a temperatura fica agradável ao ar livre.

Região Sudeste: A maior parte do Sudeste tem tempo instável com muita nebulosidade e chuva na noite desta quarta-feira o que pode prejudicar a observação da chuva de meteoros.

Temperaturas amenas ao longo da noite e madrugada e o predomínio de pouca nebulosidade no céu irão contribuir para a visualização da chuva de meteoros na capital e interior paulista, cidade do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. Vale lembrar que nos grandes centros, por causa da luminosidade artificial, ou seja, a grande quantidade de luzes torna a visualização um pouco mais prejudicada.

Região Centro-Oeste: Tempo firme no Mato Grosso do Sul. Pouca nebulosidade e ótimas condições atmosféricas para observação em Ponta Porã, Corumbá, Campo Grande, especialmente no interior destes estados. Goiás, Distrito Federal e o centro-norte de Mato Grosso terão uma noite com muita instabilidade e chuva o que dificulta a visualização.

Região Nordeste: Apesar da variação de nuvens na faixa entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco a condição atmosférica será favorável para a observação da chuva de meteoros no Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, inclusive no interior e sertão nordestino. Bahia, Maranhão e Piauí, por causa da grande quantidade de nuvens carregadas e da chuva podem ter dificuldade em observar o fenômeno.

Região Norte: Muitas áreas de instabilidade que cobrem o Norte do Brasil provocam chuva na noite desta quarta-feira. Há inclusive risco de chuva que pode vir com forte intensidade sobre o Tocantins, centro-sul e leste do Pará. Na maior parte do Norte com a grande quantidade de nuvens espalhadas pelo céu a observação pode ficar prejudicada. A melhor condição deve ocorrer em Boa Vista (RO) que terá uma chance maior para observar a chuva de meteoros.

 

 

*com informações climatempo

Compartilhe esta notícia: