Ótimas propostas: Professora Mirian Ponzio apresenta indicações cruciais para a saúde de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Propostas visam a adesão ao Programa Mais Acesso à Especialistas e melhorias no atendimento de saúde no município.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada em junho, uma série de indicações importantes foi apresentada. Entre elas, destacam-se as propostas da vereadora Professora Mirian Ponzio, que busca melhorar significativamente o atendimento de saúde na cidade.

A primeira indicação da vereadora é para que o prefeito realize a adesão do município ao Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE), do governo federal. Este programa inovador visa simplificar o processo de consultas e exames para os pacientes. Com a adesão ao PMAE, quando um paciente precisar de mais de uma consulta ou exame, ele não precisará entrar em várias filas. Em vez disso, a pessoa será incluída em apenas uma fila e terá a garantia de retorno para a Unidade de Saúde da Família (USF), com acompanhamento contínuo do caso, se necessário. O Mais Acesso a Especialistas já conta com a adesão de 10 estados e mais de 1.000 municípios, prometendo reduzir o tempo de espera para consultas e exames para entre 30 e 60 dias, dependendo da situação.

Além dessa importante adesão, a vereadora Professora Mirian Ponzio apresentou uma série de propostas adicionais para o prefeito, todas voltadas para a melhoria da infraestrutura e dos serviços de saúde no município.

Entre elas:

  1. Contratação de 15 profissionais para o programa Estratégia Saúde da Família: Este reforço no quadro de profissionais visa melhorar o atendimento e ampliar a cobertura de saúde da família em Taquaritinga.
  2. Pagamento do 14.º salário para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endêmicas: Conhecido como incentivo financeiro adicional, este benefício é recebido anualmente pelo Ministério da Saúde e visa valorizar e motivar esses importantes profissionais.
  3. Compra de tablets para a adesão ao e-SUS: A aquisição de dispositivos eletrônicos permitirá a implementação do sistema e-SUS, que tem como finalidade o registro de informações clínicas integradas ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Isso facilitará a captação de dados de produção referentes às Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).
  4. Compra de veículos para facilitar o transporte de profissionais: A aquisição de novos veículos visa facilitar o transporte de profissionais de saúde para atendimentos na região das Unidades Básicas de Saúde (UBS), melhorando a eficiência e a cobertura dos serviços prestados.

As indicações da vereadora Professora Mirian Ponzio refletem um compromisso com a melhoria contínua da saúde pública em Taquaritinga, buscando soluções que possam trazer benefícios diretos e significativos para a população. Agora, cabe ao prefeito e à Secretaria Municipal da Saúde avaliar e implementar essas propostas, que podem transformar a qualidade do atendimento de saúde no município.

Compartilhe esta notícia: