sábado, 30 maio, 2026

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Papel estratégico: CMDCA de Taquaritinga empossa novo presidente e reforça compromisso com os direitos da infância

Jhonatas Fidelis assume a presidência do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em solenidade marcada pela presença de entidades representativas

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Taquaritinga realizou, na última reunião, a posse de seu novo presidente. O cargo passou a ser ocupado por Jhonatas Fidelis, atual secretário municipal de Cultura e Turismo, que assume a missão de liderar os trabalhos do colegiado.

A solenidade reuniu representantes de instituições de grande relevância na defesa e promoção dos direitos da infância e da juventude no município. Entre os presentes estiveram Fernanda Cristina de Freitas e irmã Marilza R. de Oliveira, representando o Lar São João Bosco; Fernanda Helena Nardocci Doriguete, pela Secretaria Municipal de Educação; Casturina de Lima, pela ACADES; e Poliana Gonzalez, pela Fundação Edmilson.

Espaço de participação social

O CMDCA tem como objetivo central articular, fiscalizar e propor políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Taquaritinga. A atuação do conselho é considerada um espaço fundamental de participação social, no qual diferentes segmentos da comunidade se unem em prol de um futuro mais inclusivo.

Além disso, o conselho desempenha papel estratégico no acompanhamento das ações municipais, na gestão de recursos vinculados ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e no monitoramento de iniciativas que assegurem proteção integral, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fortalecimento das políticas públicas

A presença de instituições parceiras na solenidade reforçou a importância da articulação entre os diversos setores. Juntas, essas entidades consolidam a rede de apoio e proteção social que tem como foco a promoção da cidadania e o desenvolvimento humano.

Compromisso de continuidade

Com a nova gestão, o CMDCA reafirma seu papel como instrumento democrático e essencial para o fortalecimento das políticas públicas locais. O trabalho coletivo se coloca como alicerce para que Taquaritinga avance cada vez mais na garantia de direitos e na construção de um futuro justo e inclusivo para crianças e adolescentes.