terça-feira, 6 outubro, 2026
spot_img

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Se faz necessário: Presidente da Câmara pede reparo urgente em ventiladores e estudo para instalação de ar-condicionado em escola

Indicação apresentada na Câmara aponta que altas temperaturas estariam afetando alunos e profissionais da EMEB ‘Professora Silvia Silveira Lopes’

O vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga Beto Girotto (MDB) apresentou uma solicitação ao Poder Executivo para melhorias nas condições de climatização da EMEB Professora Silvia Silveira Lopes. A demanda foi formalizada durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 5 de outubro, e envolve desde reparos imediatos nos ventiladores até um estudo para futura instalação de aparelhos de ar-condicionado.

Por meio da Indicação nº 108/2026, o parlamentar solicita ao prefeito que determine ao setor competente a realização, com urgência, dos reparos necessários nos ventiladores existentes na unidade escolar. Segundo a justificativa apresentada pelo vereador, o calor intenso estaria interferindo nas condições encontradas por estudantes e profissionais durante as atividades escolares.

Além da manutenção dos equipamentos, Beto Girotto pede que a administração municipal estude, posteriormente, a possibilidade de instalar aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. A medida é apresentada como uma alternativa para proporcionar melhores condições térmicas aos ambientes utilizados diariamente pela comunidade escolar.

Beto Girotto | Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

De acordo com a indicação, as temperaturas elevadas têm causado dificuldades tanto para o aprendizado dos alunos quanto para o desenvolvimento das atividades dos profissionais da Educação. Trata-se, entretanto, de uma avaliação apresentada pelo parlamentar como justificativa para o pedido. O documento disponibilizado não apresenta medições de temperatura realizadas nas salas nem levantamento técnico sobre as condições de climatização da escola.

A solicitação estabelece duas etapas distintas. A primeira é a manutenção dos ventiladores, classificada pelo vereador como urgente. A segunda depende de estudo de viabilidade para instalação de ar-condicionado, medida que poderá envolver avaliação da estrutura elétrica, definição da quantidade e capacidade dos equipamentos, custos de aquisição, instalação e manutenção, além de disponibilidade orçamentária.

Até o momento, não foram informados prazos ou valores para eventual atendimento da indicação, nem se a Prefeitura já realizou vistoria técnica na unidade.

Por se tratar de uma indicação legislativa, a proposição representa uma solicitação do vereador ao Poder Executivo e não implica execução automática. Caberá à Prefeitura analisar as condições da EMEB, verificar a viabilidade das intervenções e definir as providências administrativas e técnicas eventualmente necessárias.