terça-feira, 23 junho, 2026

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Giro Político – Conferência reforça participação social e debate a saúde pública

Conferência reforça participação social e debate a saúde pública

  • A cidade de Taquaritinga promoveu, em 18 de julho, a 6ª Conferência Municipal de Saúde.
  • O encontro ocorreu na ETEC “Dr. Adail Nunes da Silva” e teve como tema central: “O papel democrático do SUS na sociedade”.
  • Estiveram presentes profissionais da saúde, representantes do poder público, usuários do SUS e membros da sociedade civil.
  • A abertura contou com palestra de Edivaldo Trindade, do COSEMS-SP. O palestrante destacou o SUS como um instrumento de cidadania e garantidor de direitos sociais.
  • Em seguida, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir três eixos temáticos:
    • Inclusão de populações segregadas no SUS;
    • Fortalecimento da Atenção Primária como base da rede de cuidados;
    • Organização do financiamento público da saúde, com foco na eficiência do uso dos recursos.
  • Os debates resultaram em propostas que serão encaminhadas às instâncias superiores do Conselho de Saúde.
  • As sugestões reforçam a busca por um sistema de saúde mais inclusivo, sustentável e acessível.
  • A conferência evidenciou o compromisso da gestão municipal com o diálogo democrático e a efetivação de políticas públicas na saúde.

Emenda parlamentar fortalece a rede de saúde de Taquaritinga

  • A saúde pública de Taquaritinga recebeu um recurso de R$ 100 mil proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Alencar Santana (PT).
  • A verba foi conquistada por meio da articulação política do vereador Fernandinho Cabeleireiro, que manteve atuação discreta nos bastidores.
  • O valor já está disponível na conta da Prefeitura e deve ser utilizado para custear serviços e ações básicas de saúde, incluindo aquisição de insumos, medicamentos e reforço no atendimento nos bairros.
  • Segundo o vereador, a emenda representa uma resposta à alta demanda da população por mais estrutura e eficiência no sistema local.
  • A atuação política, mesmo sem alarde, revelou a importância da interlocução entre o Legislativo Municipal e o Congresso Nacional.
  • A expectativa agora recai sobre a celeridade da gestão municipal na execução desses recursos.
  • Em um cenário de pressão sobre os serviços públicos, iniciativas como essa ajudam a minimizar deficiências e ampliar a capacidade de resposta da rede.

Santa Ernestina aposta em tecnologia e inovação com o Novo PAC 2026

  • O município de Santa Ernestina foi contemplado pelo Novo PAC 2026, iniciativa do governo federal que destina recursos a projetos estruturantes.
  • A área da saúde será diretamente beneficiada com dois importantes investimentos:
    • Um kit de teleconsulta, voltado ao atendimento remoto e especializado;
    • Um combo de equipamentos modernos para reforçar a Unidade Básica de Saúde (UBS).
  • A medida visa modernizar o atendimento médico local, otimizando diagnósticos e reduzindo deslocamentos da população.
  • A aquisição de tecnologias amplia o acesso e qualifica o serviço oferecido pelos profissionais da rede.
  • O prefeito José Carlos Simão Dede e a Secretaria de Saúde destacaram o compromisso com a eficiência e a valorização da estrutura pública.
  • O avanço é resultado da articulação entre o Executivo local e o governo federal.
  • Com esses recursos, Santa Ernestina consolida um modelo de gestão que aposta em inovação e responsabilidade para transformar a saúde pública.