Nossa Palavra – Taquaritinga reforça campanha contra a violência doméstica com divulgação do Ligue 180
Número de atendimento às mulheres é destacado nos carnês de IPTU e contas de água para incentivar denúncias
A Prefeitura de Taquaritinga e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAET) adotaram uma nova estratégia para ampliar a divulgação do Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, inserindo o contato do serviço no verso dos carnês do IPTU e nas contas de água e esgoto. A medida visa estimular denúncias de violência doméstica e ampliar o acesso das vítimas aos canais de suporte.
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública, gratuito e disponível 24 horas por dia, que oferece orientações sobre leis e direitos, além de indicar a rede de atendimento especializado, como Casas da Mulher Brasileira, Centros de Referência e Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam). Além disso, permite o registro e encaminhamento de denúncias para os órgãos competentes. O serviço pode ser acessado por telefone ou via WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Polícia Militar pelo 190.
A divulgação do Ligue 180 nos carnês e contas de serviço foi resultado de um esforço conjunto da Câmara Municipal. A vereadora Lívia Zuppani destacou que a iniciativa fortalece a campanha de combate à violência física e psicológica contra mulheres e facilita o acesso à informação para quem precisa de ajuda.
A ideia foi reforçada pelo vereador Gabriel Belarmino, que fez uma indicação formal ao prefeito na sessão ordinária de 17 de fevereiro, solicitando que o número fosse incluído nos documentos oficiais da prefeitura. O tema também foi abordado em uma reunião realizada em 23 de janeiro com a coordenadora do Projeto Pérola, Dra. Fabiana Vazques, que trabalha no apoio e acolhimento de vítimas de violência.
A ação foi regulamentada por meio de um projeto de lei, de autoria da professora Mirian Ponzio, que estabelece a obrigatoriedade da divulgação do Ligue 180 em peças publicitárias da administração pública. A docente gravou um vídeo para as redes sociais agradecendo a implementação da medida e reforçando a importância da conscientização e da denúncia.
A inserção do serviço nos carnês e contas de água é mais uma ferramenta no combate à violência contra a mulher, possibilitando que mais vítimas tenham conhecimento e acesso ao suporte necessário.