Cervejando – Barril da Budweiser ganha prêmio de design inédito
Por: Monali Bassoli*
O barril de 5 litros da Budweiser foi o grande vencedor na categoria Tecnologia do Prêmio Abre, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem, um dos mais importantes do setor no país. O produto se destacou pelo design e também pela ergonomia, “unboxing” intuitivo e simples, e uso sustentável do barril.
A embalagem permite controle de espuma e de fluxo de cerveja e reduzir o gotejamento indesejável, características que não têm precedentes nesta categoria. Por isso, a inovação é um passo adiante contra o desperdício e em favor do consumo responsável, já que tem a validade de 15 dias após aberto.
O próprio processo de criação do design do barril envolveu tecnologia disruptiva, utilizando a Realidade Aumentada, que permitiu à equipe testar aspectos de “look and feel” para que compreendessem melhor como seria a experiência do usuário mesmo antes dos primeiros protótipos físicos. A tecnologia também foi usada na ergonomia, na escolha de materiais e na introdução de funcionalidades à embalagem que eram pouco exploradas ou inexistentes, como o controle de serviço do produto e do desperdício.
O projeto foi inovador também em termos de desafios e liderança técnica, já que foi uma jornada de dois anos para traduzir os desejos do consumidor em requisitos de engenharia, além de engajar parceiros, testar à exaustão todo o sistema para garantir ao consumidor a melhor experiência. Em paralelo, foi desenvolvida uma linha de envase específica para este projeto, que possibilitou a criação de uma opção superior ao que era disponível no mercado até então.
Para o projeto, foram ouvidos consumidores insatisfeitos e problemas mapeados, para que o resultado fosse uma jornada do “chope em casa”.
Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com
*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.