8 de outubro de 2024
GeralNossa Palavra

Nossa Palavra – Semana Nacional de Trânsito 2024 incentiva paz e responsabilidade coletiva

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a Semana Nacional de Trânsito deste ano destaca o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. A campanha, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, foi definida pela primeira vez por votação popular e mobiliza todo o Sistema Nacional de Trânsito para conscientizar a sociedade sobre a importância da paz no trânsito.

Além disso, durante o mesmo período, celebra-se a Semana Nacional da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro. A data serve como um convite à reflexão sobre os impactos do uso excessivo de veículos nas cidades, afetando o meio ambiente e o bem-estar coletivo.

Para o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o envolvimento popular na escolha do tema reflete o desejo da sociedade de promover um trânsito mais pacífico. “Estamos felizes com a participação do público. Foi a primeira vez que a população pôde escolher diretamente o tema das campanhas de 2024. Todos que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistros e tornar as estradas mais seguras”, ressaltou o secretário.

Especialistas, como Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito, reforçam que a transformação no trânsito depende de atitudes cotidianas. Ele destaca que, para além de reconhecer os erros e perigos, é fundamental eliminá-los de vez. “O trânsito é um ambiente de muitos contágios emocionais. O estresse ou a indignação se espalham facilmente, mas também podem ser substituídos pela empatia e colaboração. No trânsito, espalhe o bom contágio”, explica Mariano.

A mensagem da campanha deste ano vai além de uma simples conscientização temporária. O objetivo é que a paz no trânsito seja algo permanente e verdadeiramente transformador. Como conclui Mariano, “que nossa paz seja consistente, sólida, duradoura… e contagiante!”.

A Semana Nacional de Trânsito de 2024 promete ser um marco importante na busca por um trânsito mais humano, em que cada indivíduo assume sua responsabilidade em prol de uma convivência mais segura e colaborativa nas vias.