Sobe & Desce – 27 de março de 2020
Sobe – Embora algumas pessoas insistem, em sair às ruas, desobedecendo normativas da área da saúde federal, estadual e municipal, a população de Taquaritinga está preocupadíssima com o novo vírus que abalou o mundo. Em razão disso, a maioria dos taquaritinguenses, principalmente os idosos, permanece em casa, com medo de contrair o Coronavírus.
Desce – De repente o Coronavírus virou o epicentro da política, da economia, das igrejas e religiões, dos hábitos das pessoas com amplitude mundial e suas consequências já estão sendo sentidas e serão, com certeza, ante este pânico e o que virá após a crise passar, muito piores do que imaginamos. Aí podemos incluir aumento do desemprego, recessão mundial, aumento dos índices de pobreza, miséria e fome.
Sobe – Nem minorar a necessidade de atenção à situação pandêmica da Covid-19 nem entrar em desespero a ponto de não contribuir para o enfrentamento. O combate eficaz e a redução dos danos estão nas mãos de autoridades governamentais, entidades representativas da saúde internacional, grupos de pesquisa, cientistas e especialistas e, não menos importante, da população. Para diminuir o número de infecções, é essencial seguir recomendações que são atualizadas diariamente pelos governos, seguindo as orientações nacionais, como cobrir a boca ao tossir e espirrar no cotovelo e manter as mãos sempre higienizadas. Ficar atento às informações por meio de veículos oficiais e de credibilidade é essencial.
Desce – Em razão do grande fluxo causado por idosos e profissionais da Saúde aos postos de vacinação, o segundo lote, com 3 mil vacinas contra a gripe – H1N1 e influenza – acabou no início da tarde de quarta-feira (25), e a imunização em Taquaritinga, mais uma vez, foi paralisada. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de um novo lote para retomar a vacinação, que está prevista para seguir até o dia 22 de maio.
Sobe – Uma boa notícia divulgada pela administração municipal diz respeito às reformas da ponte da Vila Romana, ao mesmo tempo, unida com a população contra o Coronavírus. Segundo a Prefeitura, a execução das obras é urgente e necessária. Na quarta-feira foram iniciadas as obras de reconstrução da Avenida Paulo Zuppani, com a colocação das aduelas que comporão a nova ponte no local. Que bom.
Desce – A Prefeitura, desde quinta-feira (26), passou a monitorar a entrada de veículos em Taquaritinga, através da liberação das avenidas Dr. Francisco Area Leão e Pedro Carletto, cujo trabalho está sendo feito pelas equipes compostas por agentes da Saúde e fiscais da Prefeitura. As demais entradas da cidade, pela Rodovia SP-333 estão interditadas.