22 de novembro de 2024
CidadeDestaquesEconomiaGeralPolítica

Frente de Trabalho estadual é aprovada

Taquaritinga foi incluída no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (conhecido como Frente de Trabalho), da Secretaria de Estado do Trabalho e Relações do Trabalho, dirigida pelo secretário José Luiz Ribeiro, que é vereador licenciado de Piracicaba e filiado ao partido Solidariedade.

“O secretario José Luiz Ribeiro cumpriu a promessa feita aqui em Taquaritinga”, disse o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha. O programa consiste na contratação, temporária, de cidadãos desempregados há mais de um ano, que sejam maiores de 17 anos, residem há pelo menos dois anos no Estado de São Paulo e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Recebem, por mês, uma ajuda de custo de cerca de R$ 400,00, além de crédito para a compra de alimentos e seguro de acidentes pessoais.

“Os bolsistas trabalharão na limpeza, conservação e manutenção de ruas, vias e praças, por quatro dias e, no quinto dia, participarão de cursos de capacitação ou alfabetização”, explicou o prefeito Vanderlei Mársico.

Os trabalhadores permanecem no programa por até nove meses, com jornada de até seis horas diárias, e não representa vínculo empregatício. Em caso de óbito, em função de acidente durante o período do contrato, a família receberá seguro de vida.

Frente municipal – A Frente de Trabalho municipal, que conta com 34 trabalhadores, se encerrará no mês de maio. Até lá, a prefeitura espera colocar em funcionamento a Frente de Trabalho estadual. “Hoje, temos a frente municipal, com os trabalhadores fazendo serviços de limpeza de ruas, praças e avenidas, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados, participam de cursos de capacitação, ministrados na Oficia do Trabalho, no Jardim São Sebastião”, explica Roberto Sábio, secretário municipal de Desenvolvimento Social.

“A aprovação de Taquaritinga, pelo secretário José Luiz Ribeiro, vem em boa hora, para darmos continuidade aos trabalhos de limpeza e conservação de vias e praças públicas”, concluiu o vice-prefeito Luiz Fernando.

A prefeitura fará edital de convocação assim que cumpridas as formalidades legais.