Aprovado projeto que cria a Farmácia Solidária
Se depender de um projeto aprovado na sessão de segunda-feira (8 de maio), Taquaritinga terá o programa Farmácia Solidária. A ideia partiu do vereador Beto Girotto, que recebeu apoio de todos os colegas.
“O objetivo com esse programa é favorecer a população de baixa renda, através da organização e distribuição gratuita, de remédios provenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade civil”, explicou.
O texto aprovado destaca que a Farmácia será organizada e gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde, que tomará medidas administrativas e técnicas necessárias ao desenvolvimento do programa.
De acordo com o autor da proposta, agentes do Demcove (Departamento Municipal de Controle de Vetores) poderão fazer a divulgação e a arrecadação, junto à população, de medicamentos que estejam dentro do prazo de validade.
“Geralmente, quando a pessoa faz um tratamento, sobra remédio. Esse excedente pode ajudar muita gente que não tem condição de comprar”, afirmou o autor da proposta, que segue para sanção do prefeito Vanderlei Mársico.
Pelo projeto, a Secretaria de Saúde deverá formar um estoque de medicamentos doados, observando a validade e as condições de uso, tarefa para profissionais da área médica e farmacêutica do quadro de servidores municipais.
O texto também elenca o público prioritário do programa: crianças em idade de acompanhamento pediátrico, idosos e famílias com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos – hoje, R$ 1.874. A retirada do produto será feita mediante receituário do SUS (Sistema Único de Saúde).
Se achar necessário, a Prefeitura poderá celebrar convênio com instituições da sociedade civil do setor para operar o programa Farmácia Solidária.