USP de Ribeirão Preto procura voluntários com surdez para realizar estudo
Pesquisa vai identificar o padrão de conectividade funcional e estrutural do cérebro
O Departamento de Clínica Médica da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, procura voluntários portadores de surdez do tipo sensorioneural de grau profundo bilateral para a pesquisa “Conectividade estrutural e rede de modo padrão em surdos profundos”, que vai identificar o padrão de conectividade funcional e estrutural do cérebro.
Podem participar homens e mulheres com idades entre 18 e 45 anos que apresentem surdez pré-lingual ou manifestada até os três anos de idade.
Os interessados se comunicarão por Libras (Língua de Sinais Brasileira) ou bilinguismo (surdos sinalizadores em Libras e oralizados em Língua Portuguesa).
Os voluntários passarão por exames de imagens funcionais e estruturais em um tomógrafo de ressonância magnética, no HC, com duração de aproximadamente 30 minutos.
Por esse motivo, não podem participar pessoas com contraindicação para realizar exames por ressonância magnética (artefatos metálicos, implante eletrônico, suspeita de gravidez, claustrofobia, tatuagem recente, marcapasso) e comprometimentos neurológicos, psicológicos e cognitivos perceptíveis.
Os métodos utilizados não utilizam contraste endovenoso, apenas campo magnético que é livre de riscos à saúde humana. Os exames são realizados aos sábados, com horário agendado.
Para participar, os interessados devem enviar e-mail para [email protected] ou [email protected].
Mais informações pelo telefone (16) 3315-0376.