terça-feira, 16 junho, 2026

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Em Matão: Conselho Municipal de Saúde de Taquaritinga participa de conferências regionais do SUS

Encontro reuniu representantes de municípios da região para discutir propostas e fortalecer políticas públicas de saúde

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Taquaritinga e profissionais da área participaram, ao longo de todo o dia, da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Matão e da 2ª Conferência de Saúde da Região Noroeste da RRAS 18 de Araraquara. A participação reforça o envolvimento do município nos debates sobre o futuro das políticas públicas de saúde e na construção coletiva de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reuniu gestores, prestadores de serviços, trabalhadores da saúde, conselheiros e usuários do SUS, criando um espaço de diálogo entre diferentes setores envolvidos na organização e execução dos serviços públicos de saúde. Durante a programação, os participantes discutiram estratégias, desafios e ações voltadas ao aprimoramento da assistência oferecida à população.

As conferências municipais e regionais fazem parte de um processo democrático de participação social dentro do SUS. A partir desses encontros, são formuladas propostas e diretrizes que serão encaminhadas para as próximas etapas da 18ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Entre os principais assuntos debatidos, estiveram o fortalecimento das políticas públicas, a ampliação do acesso aos serviços, a participação da comunidade nas decisões e a busca por um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e igualitário. As discussões também destacaram a importância da integração entre municípios para enfrentar desafios comuns na área da saúde.

A presença dos representantes de Taquaritinga evidencia o compromisso do município com o chamado controle social, mecanismo previsto pelo SUS que permite a participação direta da sociedade na fiscalização e no planejamento das ações de saúde.

Além disso, a integração regional entre cidades da área de abrangência da RRAS 18 possibilita a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas. Segundo os participantes, momentos como esse contribuem para aproximar gestores, profissionais e usuários, fortalecendo uma rede de saúde mais organizada e alinhada às necessidades da população.

Com ampla participação dos diversos segmentos envolvidos, o encontro foi considerado um importante espaço de construção coletiva, reafirmando que a melhoria da saúde pública depende da colaboração entre governos, profissionais e comunidade.