Anatel envia alertas sobre bloqueio de celulares
Iniciativa refere-se aos aparelhos que foram, de alguma forma, adulterados.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começou no último domingo (23) a enviar mensagens para usuários, alertando sobre o bloqueio de celulares piratas, em 10 estados brasileiros.
A regulação é referente aos aparelhos que foram clonados, tiveram o IMEI (número que funciona como identificação única do aparelho) adulterado ou que passaram por algum outro tipo de fraude.
Será enviada uma mensagem do número 2828, alertando sobre a Lei 9.472 e sobre um prazo específico em que o aparelho deixará de funcionar. A data para o bloqueio está prevista para o dia 8 de dezembro deste ano.
As localizações a receberem o recado serão as regiões Sul e Centro-Oeste, além dos estados do Acre, São Paulo e Tocantins. Já as regiões Nordeste e demais estados do Norte e Sudeste terão conhecimento sobre a iniciativa apenas no dia 7 de janeiro de 2019, com bloqueio programado apenas para março do mesmo ano.
Vale explicar que a Anatel consegue identificar celulares piratas devido a um sistema informatizado, em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, que identifica as irregularidades em uso na rede.