Temperaturas podem se aproximar dos 40°C no interior paulista entre sexta-feira (28) e segunda-feira (31); umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% nas áreas mais críticas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a ocorrência de uma onda de calor entre sexta-feira, 28 de agosto, e segunda-feira, 31, provocada pela atuação de uma massa de ar quente sobre o território paulista. A previsão indica temperaturas elevadas, baixos índices de umidade e aumento significativo do risco de queimadas e incêndios florestais.
As condições mais críticas são esperadas nas regiões norte e noroeste do Estado, onde as temperaturas máximas poderão se aproximar dos 40°C. Durante os períodos mais quentes do dia, principalmente à tarde, a umidade relativa do ar poderá atingir índices inferiores a 12%.
Nas demais regiões paulistas, as máximas deverão permanecer entre 30°C e 35°C, enquanto os índices de umidade podem ficar próximos ou abaixo dos 20%.
A combinação entre calor intenso, tempo seco e baixa umidade aumenta o desconforto térmico e favorece o ressecamento do ambiente e da vegetação. Como consequência, cresce o risco de surgimento e rápida propagação de incêndios em áreas rurais, terrenos e locais com cobertura vegetal seca.
Conforme a intensidade do fenômeno, algumas regiões poderão atingir nível vermelho de atenção, caracterizado por temperaturas máximas superiores a 5°C acima da média. Outras poderão permanecer no nível laranja, quando as máximas ficam até 5°C acima dos valores médios.
Diante do cenário, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Rinaldo de Araujo Monteiro, participa nesta quinta-feira, 27 de agosto, de reunião com municípios paulistas para apresentar as condições meteorológicas previstas e alinhar medidas preventivas para enfrentar o calor e reduzir os riscos de queimadas.
Para a população, a orientação é reforçar a hidratação, manter os ambientes ventilados e, quando possível, umidificados. Também é recomendado evitar exposição prolongada ao sol e atividades físicas intensas nos horários mais quentes, com atenção especial para crianças, idosos e animais.
Em relação aos incêndios, a Defesa Civil orienta a não utilizar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo ou outros resíduos e evitar o descarte de bitucas de cigarro em rodovias ou áreas de vegetação seca.
Caso seja identificada fumaça ou um princípio de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.




