21 de novembro de 2024
CidadeCulturaGeral

Cultura: Taquaritinga recebe as atrações do Circuito Sesc de Artes

Uma programação gratuita e voltada para toda a família ocupa a Praça Waldemar D´Ambrósio na sexta-feira, dia 19 de agosto.

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas. A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios do Estado e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil. Toda a programação pode ser conferida pelo site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

O roteiro 5 vai passar pelas cidades de Ituverava (12 de agosto), Cravinhos (13 de agosto), Franca (14 de agosto), Taquaritinga (19 de agosto), Ibitinga (20 de agosto), Jaú (21 de agosto), Santa Isabel (26 de agosto), Mairiporã (27 de agosto) e Arujá (28 de agosto), municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc, com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social. A edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro 5

A programação musical conta com a Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de várias partes do mundo. O grupo toca temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo e Brasil, além de composições próprias de Carlinhos Antunes. Kanun, acordeom, piano, violino, cítara chinesa e bouzouki são alguns dos instrumentos utilizados. 

Em teatro, será apresentado o espetáculo Rodinha da Ivone, do Núcleo Caboclinhas (SP). Numa roda de jongo da Serrinha, a menina Lara descobre uma forma de viajar pelo tempo, conhecendo Dona Ivone Lara (1921-2018), que a apresenta a lugares, a momentos e a mulheres que fizeram e fazem parte da história do samba. A apresentação, uma roda de samba, homenageia a obra da sambista carioca. 

A dança marca presença com Brincantes – Efeito Colateral, de Fevas (MG). Quatro artistas deslocam-se juntos pelos espaços públicos utilizando bexigas coloridas como figurino, formando imagens. Esta performance urbana, lúdica e efêmera, que depende da espontaneidade e da interação do público, toma conta das ruas, criando um fluxo de movimento contínuo, uma dança de cores e formas. 

Já o circo é representado pela Cia LaMala (SP) com Bloom – Caminhos e Encontros, que traz para a cena acrobatas que carregam ancestralidades, histórias pessoais, repertório de gestos e movimentos.

Mediar Brincar, do Coletiva Lobas (SP), é um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso, por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.

O público também pode participar da oficina Despertando Olhares: Ateliê de Desenho, com O Grande Desafio das Pequenas Coisas (SP). Nesta ação, que mistura arte com brincadeira, os participantes vão buscar um novo olhar para imagens simples, ao integrar objetos corriqueiros e aleatórios que se encaixam em um desenho, complementando-o de forma bastante surpreendente. 

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.

Serviço

Circuito Sesc de Artes 2022

De 12 a 28 de agosto

Roteiro 5

  • Ituverava – 12 de agosto – Praça 10 de Março, s/nº – Centro
  • Cravinhos – 13 de agosto – Parque Ecológico Dr. Renato e Armando Pagano
  • Franca – 14 de agosto – Concha Acústica -Praça Nossa Senhora da Conceição, s/nº
  • Taquaritinga – 19 de agosto – Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, s/nº – Centro
  • Ibitinga – 20 de agosto – Praça João Abrão – R. Júlio Fernandes Vasques, s/n
  • Jaú – 21 de agosto – Parque do Rio Jaú – R. Doutor Quinzinho, 812 – Jardim Antonina
  • Santa Isabel – 26 de agosto – Praça da Bandeira, s/nº – Centro
  • Mairiporã – 27 de agosto – Parque Linear
  • Arujá – 28 de agosto – Parque da Juventude

 

Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes