Campanha de busca ativa da tuberculose termina segunda fase no dia 20 também em Taquaritinga
Iniciada no dia 6 de novembro a segunda fase da Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose será encerrada também em Taquaritinga no dia 20 de novembro (uma segunda-feira).
É considerado sintomático respiratório todo indivíduo que apresentar tosse por mais de três semanas. Essa campanha tem o objetivo de implementar a descoberta de casos de tuberculose, bem como sensibilizar a população para o problema da tuberculose.
Todo indivíduo que apresente tosse por mais de três semanas deve procurar uma Unidade de Saúde (UBS) de Taquaritinga para que se possa investigar.
Será realizado um exame simples nesses indivíduos, chamado Baciloscopia (coleta de escarro), pois através desse exame o agente causador da tuberculose pode ser identificado.
A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. Ela existe desde a antiguidade e em múmias do antigo Egito foram encontradas lesões características da TB. Mas só em 1882 o médico alemão Robert Koch conseguiu identificar o tipo de micróbio que causa esta doença.
O micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões. Seu nome científico é Mycobacterium tuberculosis, mas popularmente é chamada e conhecida de Bacilo de Koch (B.K.), em homenagem ao seu descobridor. Na maioria dos casos, as lesões da TB se localizam nos pulmões, mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais.
COMO SE PEGA A DOENÇA? – Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o micróbio da TB. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão. A TB só se transmite pelo ar.
Tuberculose tem tratamento e cura. Para prevenir a doença, é muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas. As informações são da Vigilância Epidemiológica Municipal de Taquaritinga.