Preste atenção aos sintomas do câncer de mama
Veja as principais orientações sobre a doença
O Outubro Rosa, movimento de conscientização sobre o câncer de mama, está chegando ao fim, mas deixa algumas orientações principalmente às mulheres, quanto buscar o serviço de saúde para investigação ao sinal de qualquer alteração. Uma coisa é certa: mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia a cada dois anos.
As mulheres sempre devem prestar atenção aos sintomas. Por exemplo: nódulo fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada ou retraída, alterações no mamilo, nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas.
O autoexame é recomendado e pode ser feito sempre que se sentir confortável, como no banho ou no momento da troca de roupa. Lembre-se: não há necessidade de técnica ou período do mês específicos. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.
A mobilização também chama atenção para dados alarmantes. No Brasil, as mulheres devem enfrentar, neste ano, 57.960 casos novos de câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no Brasil, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano no País. Em 2015, 15.403 mulheres morreram por conta do câncer de mama no Brasil.