Corpus Christi reúne milhares de fieis em Matão
Cerca de 60 mil pessoas passaram pela cidade
A festa de Corpus Christi, na cidade de Matão, é realizada oficialmente desde 1948, com a utilização de diversos tipos de materiais na ornamentação das ruas, tais como flores, serragem, vidro e, atualmente, calcário dolomítico e areia.
Artistas e voluntários aplicam mais de 70 toneladas desses materiais na confecção dos desenhos, formando o trajeto da procissão, que se estende por 12 quarteirões.
Considerada uma das festas religiosas mais tradicionais do país, o Corpus Christi em Matão reuniu cerca de 60 mil pessoas, segundo a organização do evento.
Corpus Christi é um feriado nacional, baseado em uma festa móvel da Igreja Católica, criada em 1264, pelo Papa Urbano IV, para celebrar a presença de Cristo na Eucaristia, cuja efeméride ocorre anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
A Prefeitura local fornece toda a estrutura para realização da festa, inclusive com ponto de informações turísticas, monitores, sanitários químicos, seguranças, praça de alimentação. Além dessa estrutura, a cidade possui também restaurantes, hotéis, transporte e atendimento médico bastante adequado para receber turistas.
Com o tema ‘Eucaristia: compromisso com o cuidado da criação – dom de Deus’, o extenso tapete coloriu e enfeitou 12 quadras do centro da cidade, por onde passou a procissão.