Sobe – Nesta última quinta-feira, 20 de novembro, o Jornal O Defensor completou mais um ano de existência em Taquaritinga. Chegamos agora aos 42 anos! Fundado em 20 de novembro de 1983, este veículo de comunicação sempre esteve atento e antenado aos problemas de Taquaritinga, consagrando-se como o principal jornal da cidade.
Desce – Durante anos, diversos outros veículos de comunicação tentaram derrubar a hegemonia de O Defensor à frente das informações do dia a dia de Taquaritinga, seja através de políticos, em busca de controle das informações junto à população, ou mesmo de aventureiros que buscam aparecer para conquistar votos nas eleições.
Sobe – Porém, nestes 42 anos de história, este jornal sempre esteve à frente do seu tempo, foi o primeiro a trabalhar com offset, posteriormente foi o primeiro a ter um site próprio com informações atualizadas do município, isso ainda no começo dos anos 2000, e, mais recentemente, foi o primeiro a migrar para uma distribuição gratuita, além de ser também o primeiro a circular no formato standard, com impressão gráfica rotativa.
Desce – Nem mesmo diante de um cenário de grandes incertezas como a pandemia da Covid-19 fez com que o jornal deixasse de circular, interrompendo a distribuição impressa e migrando 100% para o formato on-line. No site e nas redes sociais de O Defensor, a população ficou informada de um dos períodos mais tristes de nossa história, quando diariamente diversos taquaritinguenses sucumbiam em decorrência do coronavírus.
Sobe – Mais recentemente, o Jornal O Defensor deu mais um passo no seu desenvolvimento. O portal de notícias www.odefensor.com.br foi atualizado, com nova versão e um novo layout, muito bem produzido pela empresa L21, de Luís Fernando Malaman, profissional competente que supriu todas as expectativas dos diretores de O Defensor.
Desce – Vale ressaltar que o portal de notícias www.odefensor.com.br, carro-chefe de O Defensor, vinha sofrendo com constantes quedas e interrupções em seu acesso, deixando muito a desejar aos nossos leitores que diariamente tentavam entrar em nosso site, mas, por questões estruturais, não conseguiam ficar muito bem informados. Uma pena!
Sobe – Há pouco mais de um mês, o Jornal O Defensor lançou um novo produto: trata-se do podcast O Defensor, apresentado por Nathalia Bagliotti e por Laira Galatti, tendo Jr. Cricenti na técnica. O programa semanal já está em sua sexta edição e tem levado empresários, empreendedores, políticos e personalidades para um bate-papo descontraído e muito dinâmico. Parabéns meninas, vocês arrasam na apresentação!
Desce – Mudando completamente de assunto e falando sobre os fatos que acontecem em nossa cidade, o fato lamentável da semana foi a interrupção (novamente) do serviço de coleta de lixo no município. A população não deixou passar em branco e sentou a lenha na administração pelo problema na coleta de lixo. Por sorte, o problema rapidamente foi resolvido e, já na quinta-feira, novos caminhões iniciaram o recolhimento dos sacos de lixo que se amontoavam na frente das residências e comércios de nossa cidade.
Sobe – Muito interessante o evento promovido pela Comunidade Negra de Taquaritinga nesta quinta-feira, 20 de novembro, na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio. O evento contou com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e reuniu diversas pessoas na praça, que puderam acompanhar roda de capoeira, hip hop, pagode gospel e uma grande roda de samba. Parabéns aos organizadores do evento.
Desce – Porém, nem tudo são flores, a população que esteve presente reclamou bastante do alto número de pessoas em situação de rua que lá estavam. Os populares andarilhos deram trabalho, ainda mais pela grande quantidade de cachorros que estavam junto deles. Em certos momentos, os animais entraram em confronto e assustaram a população.
Sobe – Mesmo recentemente com o início da Atividade Delegada, na qual a Polícia Militar começou a ter uma atuação mais ostensiva quanto a essa população em situação de rua, infelizmente o trabalho é praticamente como enxugar gelo, já que a PM os retira de uma praça da cidade e os moradores de rua migram para outro ponto.
Desce – Outro ponto que a administração municipal precisa dar atenção é ao cemitério local, cuja população tem reclamado bastante em relação ao local. As queixas ganharam ainda mais destaque após o vereador Gabriel Belarmino enviar uma indicação para que o prefeito realize a manutenção da iluminação do Cemitério Municipal Cônego Lourenço Cavalini, incluindo a iluminação da capela localizada em seu interior.
Sobe – Falando em relação ao Legislativo, foi de suma importância a Sessão Solene da Consciência Negra, em homenagem às personalidades negras do município que se destacam em diferentes áreas da sociedade. Logo após a cerimônia, foi inaugurado o Espaço Cultural Ricardo De Lucca, um novo ambiente dedicado às artes, idealizado pelo presidente da Câmara, Beto Girotto.
Desce – Realmente faltava para Taquaritinga um espaço como este. Isso porque existiam apenas as dependências do Cine São Pedro para a realização de atividades relacionadas à cultura. Agora, com esse novo Espaço Cultural, pequenas exposições têm um local melhor para serem apresentadas.
Sobe – Taquaritinga conquistou mais um importante reconhecimento na área educacional. Autoridades representaram o município na cerimônia da terceira edição do Prêmio Alfabetização Responsável (PAR), realizada no Teatro do Sesi-SP, na sede da Fiesp, em São Paulo. O evento também marcou a entrega do Selo Fiesp Alimentar o Futuro, iniciativa que valoriza ações de promoção de uma alimentação saudável na infância.
Desce – O Prêmio PAR reconhece municípios que garantem a alfabetização de crianças na idade certa, com políticas públicas eficientes e resultados concretos no processo educativo. Já o Selo Fiesp reforça o compromisso com a saúde e o desenvolvimento integral dos estudantes, destacando gestões que aliam educação e nutrição de qualidade.
Sobe – Entre os 645 municípios do estado de São Paulo, Taquaritinga esteve entre os grandes destaques da noite, ao lado de cidades como Sagres, Campos Novos Paulista, Riolândia, Tupi Paulista, Lins, Olímpia e Bertioga. A presença neste seleto grupo demonstra o avanço das políticas locais e reafirma o compromisso da administração municipal com uma educação pública transformadora.
Desce – Na próxima semana, a Câmara Municipal de Taquaritinga deve promover novas reuniões em relação à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar atos da gestão administrativa da Associação dos Funcionários Públicos do Município de Taquaritinga (AFPMT). Infelizmente, nem todos os inquiridos serão ouvidos, já que alguns estão fugindo da intimação como o diabo foge da cruz. Será que estão com medo? Fica a dica!
Sobe – A Black Friday 2025 deve representar um dos momentos mais relevantes do ano para o empreendedorismo paulista, com 68 mil pequenos negócios potencialmente beneficiados pelas vendas promovidas na data, segundo a pesquisa “Black Friday 2025 – Quem compra do pequeno”, realizada pelo Sebrae-SP. O estudo revela um ambiente favorável tanto para micro e pequenas empresas quanto para MEIs, impulsionado por consumidores mais interessados, conectados e propensos ao gasto planejado.
Desce – Com um público mais planejado, digitalizado e disposto a gastar, a Black Friday 2025 se desenha como um momento estratégico para fortalecer o ecossistema empreendedor paulista, especialmente para quem aposta em presença digital, comunicação eficiente e ofertas competitivas.



