15 de janeiro de 2025
CervejandoGeral

Cervejando – Prefeitura do Rio lança projeto da Rua da Cerveja no Centro

Por: Monali Bassoli*

A cidade do Rio vai ganhar uma Rua da Cerveja. A Prefeitura do Rio vai dar um subsídio para atrair empresários do ramo cervejeiro à região.

O ponto central do projeto é a recuperação do Centro da Cidade e também a preservação do patrimônio histórico, já que a maior parte dos imóveis da Rua da Carioca é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A história da rua começa no século XVII (1697), segundo o Inepac. Já o nome atual remonta do ano 1848, pois a rua ficava no caminho do Chafariz da Carioca. Com comércio sempre pujante, a economia local sofreu mais fortemente com a pandemia, com o fechamento de aproximadamente 50% das lojas da rua.

Segundo os cálculos da SMDEIS, a Rua da Cerveja deve movimentar R$ 222 milhões em 4 anos e gerar uma massa salarial (soma dos salários) de R$ 41,8 milhões, no mesmo período. A expectativa é que sejam criados 500 novos empregos. Outro dado relevante é que no estado do Rio há 120 cervejarias registradas, que possuem quase 4 mil produtos e geram mais de 5 mil empregos. Além disso, com a Lei de Liberdade Econômica (LLE) e o Alvará a Jato, a cidade do Rio se tornou a única capital do Brasil que classifica a produção de cerveja como de baixo risco, para empreendimentos de até 200m2.

Bruno Mansur, sócio-diretor da cervejaria Hocus Pocus, destacou que após a aprovação da LLE viu surgir cervejarias menores em Botafogo, na Lapa e na Barra, o que ele considerava impensável quando foi aberta a fábrica da marca, entre 2017 e 2018, em Três Rios, apesar de o produto ter surgido no Humaitá. “

As lojas inscritas no projeto precisam estar vazias e ser de fachada ou ter algum contato com a rua. Já as cervejarias precisam produzir e comercializar seus rótulos, propor atividades e eventos que envolvam o público e funcionar à noite e aos finais de semana.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.