15 de janeiro de 2025
CidadeGeralSaúde

Taquaritinga não atinge nem 40% do público alvo da vacinação da Poliomielite

Nesta última semana o jornal o Defensor teve acesso às informações sobre o número de crianças vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil) no Município e infelizmente, os números não são nada bons, isso porque menos de 40% do público alvo foi vacinado.

Na cidade, apenas 998 doses de vacinas contra a pólio foram aplicadas nas crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, o que representa cerca de 36,38%. Em Taquaritinga o número de crianças que podem ser vacinados varia entorno de 3.000 crianças.

Hoje a faixa etária que mais recebeu as três gotinhas do imunizante contra a pólio foram as crianças de 1 ano, sendo 314 doses aplicadas, o que representa cerca de 56,17%. Na sequência vêm as crianças de 4 anos, com 272 doses aplicadas, 37,47%.

Já a terceira faixa etária mais imunizada estão as crianças de 2 anos, no qual 247 doses aplicadas, somando 33,98% e na rabeira as crianças de 3 anos, com apenas 165 doses do imunizante aplicadas, registrando um total de 22,57%.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.

O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina. Neste ano a campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. As doses estão disponíveis nas salas de vacinação do Município. A meta da pasta é imunizar contra a pólio 95% do público-alvo, o que representa cerca de 2.750 crianças.

Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.