47% das brasileiras não sabem que um litro de leite humano pode alimentar até dez recém-nascidos por dia

Compartilhe esta notícia:

Principalmente as mulheres dos 25 aos 29 anos, com metade das participantes.

O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. E conforme constata a rBLH Brasil – Rede Global de Bancos de Leite Humanos, evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias, que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável. 

Doar leite materno é um gesto que salva vidas, e um litro de leite humano pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Ainda, dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Porém, conforme constatou a Famivita em seu mais recente estudo, 47% das brasileiras não sabem sobre esta informação. Principalmente as mulheres dos 25 aos 29 anos, com metade das participantes. Ainda, entre as mulheres dos 35 aos 39 anos, pelo menos 49% não sabem que um litro de leite humano pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Os dados por estado demonstram que, no Rio Grande do Sul, 54% das mulheres não sabem sobre a importância de um litro de leite humano para recém-nascidos. Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, 53% das participantes também desconhecem a informação. E no Distrito Federal, o percentual cai para 47% das entrevistadas que não sabem que um litro de leite humano pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Toda mulher que amamenta e produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê, é uma possível doadora de leite humano. E por isso, se desejar doar, pode procurar algum banco de leite humano. Para saber onde encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade basta ligar no telefone 136 ou acessar o link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Compartilhe esta notícia: