Artigo: Kombucha, o elixir da vida

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Conhecido como ‘’O elixir da vida’’, a kombucha é a mistura de chá fermentado junto à uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras (conhecidas como SCOBY ou cogumelo SCOBY). É considerado um probiótico com grandes benefícios para a saúde.

O kombucha contém grandes quantidades de polifenóis e vitamina C, compostos com propriedades desintoxicantes, que melhoram as funções do fígado, promovendo a eliminação de toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.

Geralmente são utilizados o chá preto e o açúcar para fazer o kombucha, mas pode-se utilizar outras ervas e ingredientes, tais como, agave, chá verde, chá de hibisco, chá mate, mel, gengibre e suco de frutas.

Seu sabor é muito parecido ao de uma cidra espumante. Porém ele é muito consumido não pelo sabor, mas sim, pelos vários benefícios que proporciona à saúde:

-Combate a gastrite;

  • Auxilia na eliminação de uma bactéria que é considerada uma das grandes causas da gastrite.

-Desintoxicante;

  • Estimula a eliminação de toxinas pela urina.

-Previne infecções intestinais;

  • Combate bactérias e fungos que causam doenças no intestino.

-Melhora o funcionamento do intestino;

  • Equilibra a flora intestinal.

-Melhora o sistema imunológico;

  • Por equilibrar a flora intestinal, melhora a ação dos anticorpos.

-Melhora o estresse e a insônia;

-Melhora na função hepática;

  • Ajuda na recuperação hepática pós uso de medicamentos fortes, como antibióticos.

-Evita e previne doenças como diabetes, câncer e pressão alta;

  • Possui ação antioxidantes e imunomoduladoras, combatendo os radicais livres. Ainda, promove o relaxamento das artérias melhorando a circulação de sangue.

-Previne infecções urinárias;

  • Por ser uma excelente fonte de líquido, ajuda a aumentar o volume da urina.

O kombucha pode ser consumido todos os dias e a qualquer horário, pode ser um excelente substituto para chás, sucos e refrigerantes.

Ainda não existe estudos científicos que relatam a quantidade ideal de kombucha, porém, a ingestão máxima de 120ml até três vezes ao dia tem sido considerada segura.

Devemos saber que o consumo excessivo pode causar alguns sintomas, como gases, dor de cabeça, náuseas, intoxicação no fígado e dor de estômago.

O kombucha não é recomendado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem pessoas com problemas graves nos rins, pulmões e fígado. Essa bebida contém açúcar, então pessoas com diabetes devem consumir o kombucha somente com a orientação de um médico, nutricionista ou responsável da área.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: