Nossa Palavra – Começou o Censo 2022

Compartilhe esta notícia:

Já está nas ruas, desde 1º de agosto, o Censo Demográfico 2022. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – já deu o pontapé inicial para mais um ano de trabalho estatístico no Brasil.

A operação para tirar uma radiografia completa do país é grandiosa. Cerca de 180 mil recenseadores percorrerão 75 milhões de domicílios para coletar informações sobre toda a população. A logística é complicada, mas não é com ela que o IBGE está preocupado. Para a diretoria do instituto de pesquisa, o maior desafio é fazer com que as pessoas atendam os entrevistadores e respondam as questões a serem formuladas. O levantamento deveria ter sido feito em 2020, mas adiado, devido a pandemia.

Entre as novidades desta edição do Censo, está a coleta digitalizada dos dados. Os recenseadores preencherão os questionários através de smartphones, equipados com conexão móvel. Do local da entrevista, os dados serão transmitidos, imediatamente, para o IBGE. Com isso, o Censo ganha agilidade e precisão. Em Taquaritinga, os atuais 37 recenseadores contratados pelo IBGE, num total de 52, deverão visitar cerca de 17 mil domicílios.

A pesquisa do Censo, que já começou, será realizada em qualquer dia da semana e para segurança da população, os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence mesmo ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800.721.8181.

Compartilhe esta notícia: