ONG Caporanga realiza encontro na EMEB ‘Professora Sílvia Silveira Lopes’

Compartilhe esta notícia:

Na pauta da conversa estavam as abelhas.

Na manhã de terça-feira (2), a ONG Caporanga foi recebida de braços abertos pelas crianças, professores e funcionários da EMEB“Professora Sílvia Silveira Lopes”, no Jardim Santa Cruz. Na pauta estavam as abelhas, seres pequeninos e insubstituíveis em sua função: a polinização das plantas. Nos últimos tempos, o uso indiscriminado de agrotóxicos tem diminuído,  consideravelmente, o número de abelhas, o que pode provocar não só a extinção de várias espécies de plantas, mas também comprometer a produção de alimentos.

Durante a conversa, as crianças aprenderam algumas estratégias para atrair abelhinhas sem ferrão – apesar de no país existirem espécies exóticas, as brasileiras não têm ferrão e, portanto, não picam. Fazem mel e são polinizadoras. Uma lindeza! Para tê-las por perto, os alunos da creche plantaram mudas e sementes de espécies capazes de atraí-las, os chamados “jardins de mel”. Também apreenderam a confeccionar uma “isca” feita de garrafa pet, onde elas podem formar suas colmeias.

Trabalhar com crianças é prazeroso e compensador. A Caporanga sabe que o futuro do planeta está nessas mãozinhas – e agradece a acolhida e a oportunidade, especialmente a coordenadora Marlene Garcia e as professoras Mara Olivia (Maternal II), Juliana (Jardim I) e Marta (Jardim II), que darão andamento ao projeto.

Confira fotos do encontro:

Compartilhe esta notícia: