Semana Mundial de Aleitamento Materno: 82% das brasileiras nunca doaram leite humano

Compartilhe esta notícia:

Principalmente as mulheres dos 18 aos 24 anos, com 90% das participantes.

O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. E dada a importância da amamentação, em 1992, a WABA – Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno que vai de 1 a 7 de agosto. Neste ano tem como tema “Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando”. Tendo em vista a relevância do tema, no Brasil, o mês de agosto é dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno, e é chamado de Agosto Dourado.

Dentre os objetivos do Agosto Dourado está a doação de leite humano, afinal existem bebês prematuros que precisam deste alimento. E toda mulher que amamenta e produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê, é uma possível doadora de leite humano. Porém, conforme constatou a Famivita em seu mais recente estudo, 82% das brasileiras que estão em período de amamentação ou que já amamentaram, nunca doaram o seu leite para um banco de leite humano. Principalmente as mulheres dos 18 aos 24 anos, com 90% das participantes. Já entre as mulheres dos 25 aos 29 anos, 88% nunca doaram seu leite materno.

Os dados por estado demonstram que, no Paraná, 91% das participantes não doam ou nunca doaram leite para um banco de leite humano. No Rio de Janeiro, e no Rio Grande do Sul, 90% não doam ou doaram leite. Já em São Paulo e no Espírito Santo, o percentual é de 89%. E o Espírito Santo está entre os estados com o maior percentual de doações, sendo que 19% das participantes doam ou já doaram seu leite para um banco de leite humano.

Doar leite materno é um gesto que salva vidas, com poucas quantidades é possível alimentar pelo menos 10 recém-nascidos por dia. Toda mulher que amamenta e produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê, é uma possível doadora de leite humano. E por isso, pode procurar algum banco de leite humano. Para saber onde encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade basta ligar no telefone 136 ou acessar o link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Compartilhe esta notícia: