Único visitante invicto: Palmeiras bate Ceará fora e defende vantagem na liderança do brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Por: Departamento de Comunicação da SEP.

O Palmeiras foi à Fortaleza (CE) para medir forças com a equipe do Ceará pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022, neste sábado (30). Com a vitória por 2 a 1, gols de Dudu, aos 30, e Flaco López, aos 46 do primeiro tempo – depois, o colombiano Mendoza, de pênalti, diminuiu para o time da casa aos 34 da etapa final –, o Verdão foi a 42 pontos na tabela e, no mínimo, manteve a vantagem de quatro pontos na liderança em relação à rodada anterior, quando encerrou quatro pontos à frente do vice-líder Corinthians, que recebe o Botafogo hoje, às 19h.

De quebra, com o resultado, o Palmeiras melhorou ainda mais uma marca do Brasileirão 2022 que detém com exclusividade: no cenário visitante, é o único time que não perdeu fora de casa: em dez duelos, conquistou 22 dos 30 pontos possíveis, com seis vitórias (Juventude, Santos, Coritiba, São Paulo, América-MG e Ceará) e quatro empates (Goiás, Flamengo, Avaí e Fortaleza). Vale lembrar que o Verdão também é o time que impôs nesta edição a maior série invicta já atingida neste Brasileirão, independentemente do mando de campo – 13 jogos, entre a 2ª e 14ª rodada.

Além de líder do Campeonato Brasileiro e melhor visitante, o Palmeiras domina outras estatísticas na atual edição do Nacional. É o time que mais venceu (12 jogos), menos perdeu (duas derrotas), melhor saldo de gols (19), melhor ataque (33 gols), melhor defesa (14 gols sofridos).

O jogador Dudu, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Ceará SC, durante partida válida pela vigésima rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Castelão. (Foto: Cesar Greco)

E pelo fato de ter sofrido um único gol neste duelo, além de reforçar a marca de detentor da melhor defesa do Brasileirão 2022, passou a se destacar ainda mais na temporada, considerando os jogos disputados por quaisquer competições, em comparação a todos os outros clubes que figuram na Série A do Brasileiro. É o dono da melhor defesa do Brasil em 2022, isoladamente, com 30 gols sofridos nos 50 duelos disputados pela temporada (média de 0,6 por partida, seguido pelo próprio Ceará, agora com 0,64 – 29 gols sofridos em 45 jogos disputados em 2022).

Aliás, com estes números na temporada de 2022 (50 jogos, 36 vitórias, 10 empates, 4 derrotas, 102 gols marcados e 30 sofridos), essa média de 0,6 gol sofrido por jogo faz do Verdão de 2022, de Abel Ferreira, a terceira temporada menos vazada da história do clube em comparação com outras temporadas alviverdes anteriores, atrás só dos 0,56 gol sofrido por jogo de 1973 (quando foi vazado 50 vezes em 89 jogos) e da marca recordista de 0,54 de 1972 (44 gols sofridos em 81 jogos) – ambos os times dirigidos por Oswaldo Brandão, conhecidos como ‘A Segunda Academia’.

E pelo fato de sofrer poucos gols em 2022, quase como consequência, o Verdão pouco é derrotado. Com isso, os quatro reveses nas 50 partidas disputadas nesta temporada representam 8% de derrotas em seus jogos e, com isso, é o terceiro menor percentual em comparação com outras temporadas alviverdes anteriores, atrás de 1972, com 6% (cinco derrotas em 81 jogos), e 1930, com o recorde de 5% de reveses no total de jogos (dois em 39).

Além de melhor defesa da temporada 2022 dentre todos os clubes da elite, o Verdão também é dono do melhor aproveitamento de pontos (78,67%, seguido pelo Fluminense, com 70,75%) e do melhor ataque, tanto na média – com 2,04 gols por partida (102 gols marcados em 50 jogos), seguido por Flamengo, com 1,83 (88 gols marcados em 48 jogos) – quanto em números absolutos, o Alviverde também é o líder, com 100 bolas na rede, seguido pelo Flamengo, com 88.

Vale lembrar que o Palmeiras foi superado em apenas cinco ocasiões nos últimos 57 jogos que disputou, obtendo sendo outras 40 vitórias e 12 empates. Como visitante, nos 26 jogos mais recentes, são 15 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas.

E as marcas surpreendentes não acabam por aí. O fato de ter superado o Ceará no Castelão rendeu ao Palmeiras um retrospecto superior ao do Vozão levando em conta apenas os números nesse próprio estádio. Antes de entrarem em campo pela 20ª rodada, neste sábado (30), a história registrava duas vitórias para cada lado e seis empates. Agora, são três triunfos palmeirenses contra dois do alvinegro cearense no local, por qualquer competição.

E se o Palmeiras se tornou superior contra o Ceará no Castelão, levando em conta seus números nesta cancha, diante de qualquer adversário, de quebra, o Alviverde passou a não ter mais retrospecto negativo no estádio – um dos poucos de sua história no qual levava desvantagem numérica. Antes de a bola rolar, em um total de 19 jogos, eram quatro vitórias do Palmeiras, cinco para os demais adversários e dez empates. Agora, o Verdão equilibrou os números no local com cinco vitórias para cada lado. Além do Fortaleza, o Alviverde já enfrentou nesta cancha também as equipes do Ceará, Flamengo-RJ e até o alemão Borussia Dortmund (quando goleou por 6 a 1 em 1996 pela Copa Euro-América).

No Castelão, aliás, esta é a segunda vez do Verdão atuando no local nos últimos 20 dias, pois, em 10 de julho, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o já então líder Palmeiras foi à capital cearense para enfrentar o ainda lanterna Fortaleza, no último dia 10. As equipes empataram sem gols e, com o ponto somado, o Alviverde ainda assim ampliou sua minimamente sua vantagem na tabela em relação ao segundo colocado da rodada anterior. Um fato, entretanto, marcou aquele duelo: aos 44 do segundo tempo, quando o Palmeiras atacava com todas as suas forças e sobressaía na partida, o prélio uma queda de energia tomou conta do Castelão, gerando a paralização do duelo – o que por si só já esfriaria a partida, mesmo com uma eventual retomada. A arbitragem, então, aguardou os 30 minutos previstos no regulamento e, devido ao fato de que o jogo já estava em sua reta final (a um minuto do fim do tempo regulamentar), optou por encerrar a peleja.

Já na Capital Alencarina, de forma geral, o Verdão já possuía números extremamente favoráveis, e hoje melhorou ainda mais: agora um total de 32 jogos, chegou à sua 13ª vitória em Fortaleza, contra sete vezes em que fora superado, além de outros 12 empates; marcou 57 gols (já com os dois de hoje) e foi vazado 35 vezes. Nesta cidade, o Verdão já teve como adversários o Borussia Dortmund-ALE (uma vez), o próprio Ceará (17 vezes – aliás, o rival mais vezes visitado), o Estrela do Mar (uma vez), o Flamengo (uma vez), o Fortaleza (dez vezes), o Manguary (uma vez) e a Seleção do Ceará (uma vez).

E levando em conta somente o Brasileirão, este foi o 20º jogo do Palmeiras em Fortaleza, que acumula 7 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. Portanto, em sua 20ª partida nesta capital, ao sair vitorioso, além dos três pontos, passou a equilibrar os números na cidade também só pelo Nacional.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 21’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan, aos 21’/2ºT); Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 42’/2ºT); Dudu (Breno Lopes, aos 42’/2ºT), Gustavo Scarpa e López (Rafael Navarro, aos 30’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Dudu (30’/1ºT) (0-1), López (46’/1ºT) (0-2), Mendoza (34’/2ºT) (1-2)

Cartões amarelos (SEP): Murilo, Piquerez e Marcos Rocha

Compartilhe esta notícia: