Clikando – Há 117 anos – nascia a ideia de implantar a Santa Casa em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Há 117 anos – nascia a ideia de implantar a Santa Casa em Taquaritinga

Há 117 anos, mais precisamente em 19 de julho de 1905, o senhor José Maria Nuevo, com um gesto de solidariedade à ideia da Loja “Líbero Badaró”, em construir um local para atendimento médico-hospitalar. Nuevo fez a doação do terreno onde hoje está instalada a Santa Casa de Taquaritinga, na época Ribeirãozinho.

Os maçons que integravam os quadros da Loja Maçônica “Líbero Badaró” começaram a trabalhar no sentido de implantar a unidade hospitalar na cidade, já que eles tinham o terreno e tijolos para dar início à empreitada.

Essa ideia levou quase dois anos, a contar da data do envio da carta de José Maria Nuevo, uma vez que o ato formal da Fundação da Santa Casa de Misericórdia de Taquaritinga se deu no dia 17 de maio de 1907.

Em 24 de maio de 1907, foi tomada a primeira providência, convocando-se uma reunião para eleger os membros da Comissão Construtora que teria as atribuições executivas da empreitada. Finalmente, em 6 de janeiro de 1911, as obras foram concluídas e em uma das salas do edifício do Hospital, foi realizada a reunião dos mesários para eleger a Diretoria Executiva.

Desta forma só nos resta agradecer a esse ato de bondade e generosidade, tendo em vista que até hoje, a nossa Santa Casa é um orgulho a todos os cidadãos taquaritinguenses. Atendendo a toda população, sempre com o maior carinho e dedicação.

Foi um sucesso!

Aconteceu no último domingo, 17 de julho, mais uma edição da tradicional Feijoada do Rotary Club de Taquaritinga. O evento reuniu cerca de 350 pessoas e contou a atração musical de Gal & Daniel. Vale lembrar que toda a renda alcançada com o evento, será destinada para os importantes trabalhos prestados pelo Rotary no Município.

Mais duas mortes

Infelizmente, Taquaritinga confirmou mais duas mortes em decorrência da Covid-19. Os óbitos foram registrados no último final de semana. Com os dois novos casos, a Cidade chega agora a 243 mortes computadas. Mesmo com o retorno a uma vida praticamente normal, diariamente temos que continuar atento aos cuidados básicos de higiene, utilizar máscaras e evitar locais com muitas pessoas. Já estamos cansados da doença, mas ela ainda não se cansou da gente.

Saúde da Mulher

Mais uma vez, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, a prefeitura de Taquaritinga, através da secretaria de Saúde, divulgou novo cronograma para atendimento de todas as mulheres do município.

Neste novo cronograma, as Unidades Básicas de Saúde, irão funcionar em horário estendido das 16h às 20h, para a coleta de exames de Papanicolau, pedidos de mamografia, além de orientações sobre a saúde feminina.

Vale lembrar que para a realização do exame, basta apresentar o Cartão SUS, RG e CPF. Além de não ter praticado atividade sexual durante dois dias e não estar menstruada. Confira cronograma:

  • 20/7 – USF “Névio Ozetti” – Jardim Martineli
  • 21/7 – UBS “Akió Nakachima” – Jardim São Sebastião
  • 21/7 – UBS “Bras Curti” – Cecap
  • 22/7 – UBS “Ederaldo Marques” – Vale do Sol

Picada dolorida

Segue preocupante a situação dos casos de dengue na Cidade. Na última terça-feira, 19 de julho a prefeitura de Taquaritinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e o Departamento de Controle de Arboviroses divulgou novos números da doença.

Sendo que já foram notificados 395 casos da doença. Hoje o município notifica apenas um caso suspeito. Já os casos negativos chegam a 248 e os positivos a 148. Vale sempre ressaltar que o exterminou dos mosquitos transmissores da doença depende em boa parta da boa vontade da população. Isso porque, apenas dez minutos semanal de atenção ao nosso quintal, garante a redução dos criadouros do mosquito. Fique atento.

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: