Cervejando – Aprovado título de “Capital Nacional do Lúpulo” para Teresópolis

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou projeto da Câmara (PL 610/2019) que confere ao município de Teresópolis, no Rio de Janeiro, o título de “Capital Nacional do Lúpulo”.

Os produtores do município, localizado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, vêm desenvolvendo projetos inovadores no plantio do lúpulo no Brasil, contribuindo para que a fabricação de cervejas em território nacional não dependa totalmente da importação da planta.

Um dos projetos inovadores realizados em Teresópolis é o do Viveiro Ninkasi, administrado por Teresa Yoshiko, sendo o primeiro viveiro reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para produção de mudas de lúpulo no Brasil, com certificação de origem.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos, produzindo aproximadamente 14 bilhões de litros por ano. Além do plantio das mudas de lúpulo, a região que abrange a Rota Cervejeira do Brasil, também tem se destacado na promoção de eventos para a preparação dos produtores para o desenvolvimento dessa cultura em terras brasileiras e sua aproximação com as cervejarias.

Atualmente, os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de lúpulo. A Alemanha é o segundo maior. O lúpulo também é um bactericida natural, atuando como conservante. A proposta foi aprovada de forma terminativa pela Comissão de Educação, e se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, seguirá para sanção presidencial.  Da Rádio Senado, Regina Pinheiro

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: