Nossa Palavra – Mecanismos da política

Compartilhe esta notícia:

Semanalmente, neste espaço de O Defensor, abordamos os mais variados temas políticos, principalmente os da política local. Afinal, política e você, tem tudo a ver.

Isso não acontece por acaso, pois o que distingue o ser humano das outras espécies, é sua capacidade de raciocinar. No dia a dia, quando se fala de política, geralmente se pensa nela como uma coisa ruim e distante, como se fosse, na verdade, um assunto para especialistas ou os próprios políticos.

A política é tão presente na vida das pessoas que até quando você decide não participar dela, você também está agindo politicamente, pois está deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão.

A política não é um mecanismo exclusivo de políticos e muito menos envolve apenas discursos, eleições e promessas falsas. Não é algo distante de nós; pelo contrário, faz-se presente em nossas vidas, por menor que seja o assunto abordado. Nós fazemos política todos os dias, através de decisões familiares, da participação na associação de bairro, na escola, no partido, numa manifestação, nas eleições e assim por diante.

Apesar da existência de corrupção e da manipulação de ações para atender interesses específicos no ato político, temos que entender que esse quadro negativo só poderá mudar através da própria política. Isso porque a política é o instrumento de ação de transformação da sociedade.

Se muitos permanecerem apáticos, deixando as decisões para terceiros, um grupo limitado acabará comandando sem oposição as decisões mais importantes da nossa cidade, do estado, do país. Os nossos interesses poderão não ser atendidos.

A política foi criada para que possamos debater, discutir e questionar questões, sem que seja preciso a utilização da violência. Através dela, foram estabelecidas regras, leis e normas, bem como o estabelecimento de direitos e deveres para conduzir as nossas ações.

A natureza, a essência e o funcionamento da política têm que ser voltadas para a busca do interesse e bem comum. E cabe a nós participar desse processo, para contribuir e construir uma política mais desejável.

Compartilhe esta notícia: