Clikando – Revolução Constitucionalista

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Revolução Constitucionalista

Hoje, sábado, 9 de julho, o Estado de São Paulo comemora os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Data em que o povo paulista pegou em armas para exigir do go09verno provisório de Getúlio a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. O golpe de estado decorrente da Revolução de 1930 derrubou o então presidente da república, Washington Luís; impediu a posse do seu sucessor eleito nas eleições de março de 1930, Júlio Prestes.

O levante armado começou apenas em 9 de julho de 1932, precipitado pela revolta popular após a morte de quatro jovens por tropas getulistas, em 23 de maio de 1932, durante um protesto contra o Governo Federal. Após a morte dos jovens, foi organizado um movimento denominado MMDC (iniciais dos nomes dos quatro jovens mortos: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), que começou a conspirar contra o governo de Vargas, articulando junto com outros movimentos políticos uma revolta substancial.

Após quase três meses de intensos combates nos quatro cantos do estado, o conflito foi encerrado em 2 de outubro de 1932 com a rendição do Exército Constitucionalista. Taquaritinga teve participação decisiva, enviando cerca de 300 homens ao front; as mulheres costuravam o fardamento e cuidavam das famílias, comerciantes se preocupavam em não deixar faltar alimentos e combustível.

Foi um conflito que deixou vários mortos, entre eles, três taquaritinguenses: Clineu Braga de Magalhães, Dilermando Dias dos Santos e Octávio dos Santos Calheiros.

Homenagem ao Soldado constitucionalista

Neste ano, para marcar a data, a prefeitura de Taquaritinga, promoverá a inauguração de um busto em homenagem ao soldado constitucionalista e ex-prefeito Dr. Horácio Ramalho. O evento terá início às 12h, no calçadão da Praça que leva o nome do homenageado. Antes, porém, será realizado no cemitério municipal um evento aberto ao público no qual amigos e familiares recordarão os 35 anos do falecimento do ex-prefeito Horácio Ramalho, além dos 90 anos do início da revolução na qual lutou com bravura.

Feijoada do Rotary Club

Está marcado para acontecer no próximo dia 17 de julho (domingo), mais uma edição da tradicional Feijoada do Rotary Club de Taquaritinga. Na oportunidade o evento voltará a ser realizado de forma presencial, sendo que nos dois últimos anos a suculenta iguaria foi distribuída apenas no sistema delivery. Os ingressos já estão à venda com os integrantes do Rotary Club e podem ser adquiridos ao custo de R$ 50.00. O evento terá início às 11h30 seguindo até às 14h. Será servida feijoada completa, tendo como acompanhamento: arroz, vinagrete, farofa, torresmo e caipirinha. A festa acontecerá na sede do Rotary Club situada  à Rua Francisco Mesquita, 640 – Núcleo Residencial Ipiranga – Talavasso – vale lembrar que toda a renda obtida com a Feijoada será utilizada na manutenção dos importantes trabalhos desenvolvidos pela instituição em nossa Cidade. Prestigie!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.                               

Compartilhe esta notícia: