Prefeito e vice de Taquaritinga em São Paulo, na apresentação da Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil

Compartilhe esta notícia:

Na companhia do vice-prefeito Luiz Fernando, o prefeito de Taquaritinga Vanderlei Mársico esteve na última quarta-feira (29), em São Paulo, para acompanhar a apresentação da Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil, uma iniciativa do Programa SP+Consórcios, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

A apresentação do investimento do Estado foi feita pelo governador Rodrigo Garcia aos prefeitos paulistas.

As 27 unidades da Usina Móvel serão disponibilizadas aos municípios paulistas que fazem parte do Consórcio, inclusive Taquaritinga, em sistema de rodízio.

Ambos os administradores taquaritinguenses aproveitaram o encontro para reforçar laços com os secretários de Estado, além de diretores e assessores governamentais.

Presentes ao acontecimento, a esposa do governador, primeira-dama Luciana Garcia; o secretário de Segurança Pública, General João Camilo de Campos; o presidente da Alesp, Carlão Pgnatari; o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Ronaldo Daher; as assessoras Ivani e Juliana; o ex-secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, entre outras autoridades do Estado.

Usina móvel de resíduos da construção civil

“Essa usina móvel tem a função de triturar todo o entulho, transformando-o em brita e a prefeitura a utiliza em recuperação de ruas e estradas. Encaminhando a solução de um grande problema,” explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury.

A contrapartida dos municípios contemplados com a usina é utilizar a carreta, cujas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos da rede local.

“O equipamento permite que os Municípios solucionem essa questão em conjunto, com o rodízio do equipamento e a solução dos entulhos nas cidades,” explicou o Coordenador do Programa SP+Consórcios, Rafael Goffi.

SP + Consórcios

O Programa SP + Consórcios é um plano inédito lançado em 2021 pelo Governo do Estado para estimular a atividade consorciada em diversas frentes em prol do desenvolvimento regional. Os principais eixos da iniciativa são convergentes com a agenda de gestores públicos, como: formação e consolidação de consórcios multifinalitários, desburocratização, fortalecimento de lideranças para o desenvolvimento da região, compras públicas consorciadas, inovação, inclusão produtiva, sistema de inspeção municipal, entre outros.

Os principais benefícios da iniciativa são potencializar o desenvolvimento regional mediante o fortalecimento dos consórcios intermunicipais, com inovação da gestão pública para atender melhor a população, estimular ambiente propício aos negócios e o empreendedorismo e, em especial, ampliar a participação institucional dos consórcios na gestão estadual.

O Programa SP + Consórcios estimula a união de prefeituras na atividade consorciada pelo crescimento econômico. Atualmente, 570 municípios paulistas participam de algum tipo de consórcio, sendo que o programa visa torná-los 100% multifinalitários, para ampliar o acesso às políticas públicas de Estado e fortalecer as regiões paulistas.

Compartilhe esta notícia: