Economia: Invest-SP auxiliará empresa na construção de sua fábrica em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Empresa implementará sua primeira unidade de processamento de cítricos com tecnologia nacional que aproveita totalmente os resíduos da indústria de sucos.

A Fiber Citrus, empresa do setor da agroindústria, é um exemplo de sucesso na parceria entre pesquisa avançada e investidores que buscam ofertar soluções sustentáveis para o mercado de alimentos. Fundada em 2021, por um Grupo de Investidores liderados por KR Capital e CARPE, a Fiber Citrus investirá R$ 83 milhões em Taquaritinga na implementação de uma fábrica de fibras produzidas a partir da casca de frutas cítricas.

A primeira unidade produtiva da empresa está sendo dimensionada para processar 70.000 toneladas por ano de cascas de frutas “in natura”, chegando a 200.000 tons/ano, quando a unidade atingir sua capacidade total. O produto principal do processamento, a fibra é um ingrediente com alta demanda em mercados como o norte americano, chinês e europeu.

A empresa fornecerá sua fibra prebiótica para a indústria de alimentos e bebidas, que a utiliza por sua capacidade de retenção de água e suas propriedades benéficas à saúde. Outros produtos obtidos durante o processo de produção abastecerão a indústria farmacêutica e cosmética, além do mercado agrícola com um fertilizante orgânico.

A Invest-SP apoia a Fiber Citrus na implementação do investimento no Estado de São Paulo. A agência auxiliou a empresa na localização de uma área adequada para a construção da fábrica, e continua trabalhando em outras frentes, a fim de facilitar a realização do projeto.

“O Estado de São Paulo é um dos principais produtores mundiais de suco de laranja, isso gera oportunidades de negócio para empresas que utilizam seus subprodutos como insumo. Esse investimento mostra que com pesquisa e desenvolvimento podemos exportar para o mundo além de commodities, podemos exportar também produtos com tecnologia agregada” afirmou o presidente da Invest-SP, Antonio Imbassahy.

As obras para instalação da planta industrial já tiveram início e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2023. A fábrica está sendo construída em uma área total de 63 mil m². A planta industrial ocupará aproximadamente 70% da área, os outro 30% serão dedicados ao desenvolvimento de pesquisas na interfase agroindustrial e testes de fertilizantes produzidos pela Fiber Citrus.

“Quando estiver em plena capacidade, a planta deve empregar 240 empregos diretos, além de demandar serviços terceirizados de diversos tipos nos municípios da região em sua operação. Ao longo do segundo semestre deste ano será iniciada a seleção e preparação do quadro de colaboradores e prestadores de serviço” adiantou o presidente da Fiber Citrus, Othniel Lopes.

Localizada no principal cinturão de produção citrícola do país, Taquaritinga, por meio do governo municipal, se mobilizou para atrair o novo investimento para a cidade. “A Fiber Citrus é uma das principais conquistas para o município na geração de emprego e renda. Vamos continuar investindo e apostando nos empresários que queiram contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade” disse o prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Marsico.

Sobre a Fiber Citrus

Fundada em agosto de 2021 com base em conhecimento tecnológico inovador desenvolvido por técnicos paulistas com vasta experiência na indústria citrícola e com aporte financeiro da CARPE e gestão da KR Capital, a Fiber Citrus está construindo sua primeira unidade fabril para fornecer um insumo natural e saudável à indústria de alimento.

Sobre a Invest-SP

A Invest-SP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou expandir suas atividades no estado de São Paulo.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Compartilhe esta notícia: