Cervejando – Primeira e única cervejaria trapista americana é fechada

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Fundada pelos monges da Abadia de Saint Joseph em Boston, a Spencer Brewery, primeira e única cervejaria trapista americana, decidiu encerrar as operações após não acompanhar dinâmica do mercado de cervejas artesanais no país.

A cervejaria anunciou que “Após mais de um ano de consulta e reflexão, os monges da Abadia de São José chegaram à triste conclusão de que a fabricação de cerveja não é uma indústria viável para nós e que é hora de fechar a Cervejaria Spencer. Queremos agradecer a todos os nossos clientes pelo apoio e incentivo ao longo dos anos. Nossa cerveja estará disponível em nossos pontos de venda regulares enquanto durarem os estoques”. A Spencer leiloou todo o seu sistema de equipamentos que fazia parte da fábrica com uma capacidade de produção mensal de cerca de 150 mil litros.

Em 2013, a Spencer Brewery tornou-se a 9ª cervejaria trapista a obter o selo Authentic Trappist Product, apoiado pelos monges da Abadia de Notre Dame de Scourmont, onde a famosa cerveja Chimay Trappist é fabricada. No início, a comunidade monástica achou a ideia da cervejaria “emocionante”. No entanto, “o mercado de cerveja nos EUA começou a mudar radicalmente”, explica o diretor da Spencer Brewery, William Dingwall.

Em seu primeiro ano de operação, foi eleita a melhor nova cervejaria do país por algumas empresas de mídia norte-americanas. Inicialmente, as cervejas eram nos estilos tradicionais associadas as cervejas belgas, tendo como carro-chefe uma Belgian Golden Ale.

Depois a cervejaria tentou acompanhar o mercado, lançando outros estilos de cerveja como uma IPA e uma Imperial Stout, mas de acordo com os monges da Spencer eram movimentos que não estavam funcionando e parecia que não iam funcionar num futuro próximo.

Com a saída de cena da Spencer, atualmente, há dez cervejarias trapistas no mundo, cinco delas na Bélgica (Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren), duas na Holanda (La Trappe e Zundert), uma na Áustria (Engelszell), uma no Reino Unido (Tynt Meadow) e uma na Itália (Tre Fontane).

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: