Artigo: Feriu com ferro

Compartilhe esta notícia:

Por: Rodrigo Segantini*

Vanderlei Mársico não tem tido uma vida fácil na Câmara. Qualquer coisa que ele faça (e, principalmente, o que deixa de fazer) é motivo para críticas por parte dos vereadores. E quando se pensa que não dá para piorar, o presidente Tenente Lourençano faz questão de lembrar o prefeito que seu pesadelo pode estar só começando. Com o apoio de seus pares, o chefe do Legislativo mandou avisar que, tendo em vista que Vanderlei parece não se importar com o rufar dos tambores no plenário, poderá em breve travar a pauta da edilidade e não por nem votação, nem em discussão os projetos de interesse do Executivo.

Uma contenda deste tamanho entre o prefeito e a Câmara não é vista há muito tempo em Taquaritinga. De minha lembrança, a última vez que houve essa rixa foi quando Paulinho Delgado chegou à prefeitura em 2005 e na presidência da Câmara estava, vejam só, Vanderlei Mársico. Inimigos fidagais, vinte anos atrás essa rivalidade deu origem a tantos atritos que muitas vezes prejudicou o bom andamento da gestão de Paulinho no início de seu mandato.

Porém, justiça seja feita, Vanderlei não criou um ambiente tão hostil quanto Lourençano tem sinalizado ser capaz de criar. Mársico mais tumultuava do que realmente agia – e, quando agia, era com a destreza de quem vai por fora. Lourençano não se faz de rogado. Fiel a doutrina castrense, o Tenente não só está deixando claro sua postura, como também demonstra ânimo em não fazer qualquer concessão. Para isso, ele tem o apoio de seus pares e isso é o suficiente para minar uma gestão.

O ferro com que Vanderlei ameaçou ferir Paulinho é o que Lourençano hoje mostra ostensivamente na direção do próprio Vanderlei. Quase como a realização do adágio “aqui se faz, aqui se paga”. Porém, se for realmente para falar em “pagar”, seria oportuno tratarmos dos precatórios. Mas isso já é outro assunto, para outra hora.

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: