Cervejando – Empreendedorismo: mercado de cerveja cresce e se profissionaliza

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Mesmo diante da pandemia e do cenário econômico de alta nos juros, o mercado brasileiro de cervejarias segue aquecido, com o registro de 1.383 estabelecimentos no País, segundo último levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representando um salto de 36% nos últimos cinco anos.

No entanto, aproveitar o potencial desse mercado é necessário que o empreendedor esteja preparado para a gestão do negócio, e não apenas para fazer uma boa cerveja. Para auxiliar na formalização e entrada de novos produtos, o SINDICERV — Sindicato da Indústria da Cerveja, criou Manual para Registro de Estabelecimento Cervejeiro.

“A paixão cervejeira é uma marca do Brasil. O setor cresce a cada dia. Somos o terceiro maior produtor no mundo, atrás apenas da China e EUA. Por ano, são produzidos 14,3 bilhões de litros. O SINDICERV busca fomentar a formalização e a entrada de novos produtos e respectivos fabricantes no mercado, disseminando conhecimento regulatório e de negócios”, explica o superintendente, Luiz Nicolaewsky.

No manual, o empreendedor tem acesso a um completo guia com informações que vão dos documentos necessários para o registro, passando pelos passos para se registrar um estabelecimento, acompanhamento da solicitação, como resolver pendências, até a emissão e renovação do registro. O Guia completo de como registrar uma cervejaria pode ser conferido no site.

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: