Nossa Palavra – Atenção especial também com a Dengue

Compartilhe esta notícia:

Pede-se, encarecidamente, a atenção de todos os munícipes, quanto aos cuidados com o mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão da Dengue.

Nas últimas semanas, Taquaritinga registrou aumento considerável no número de casos positivos da doença. Diante desse cenário, o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta para que a população mantenha os cuidados no combate à Dengue, especialmente nesse período de final de outono e chegada do inverno.

O combate à Dengue se dá, principalmente, pela eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é preciso evitar o acúmulo de água parada e entre as ações recomendadas à população estão: limpar e esvaziar os pratos dos vasos de plantas, manter as caixas d’água, cisternas e outros recipientes de armazenamento de água bem fechados, evitar deixar garrafas e pneus em locais onde possam acumular água, entre outros cuidados. Alguns minutos por semana, dedicados a evitar a Dengue, podem salvar vidas.

Os principais sintomas da Dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do aumento de casos positivos, a SMS afirma que não há uma epidemia de Dengue no município. A Dengue é uma doença sazonal, ou seja, que tem maior incidência em determinada época do ano.

Compartilhe esta notícia: