Artigo: Cúpula das Américas, Biden e a Democracia no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

* O presidente Jair Bolsonaro esteve em Los Angeles, EUA, na quinta-feira (9/6), para participar da 9.ª Cúpula das Américas. 

* Ao final da tarde, o brasileiro teve seu primeiro encontro com o presidente Joe Biden, tendo a questão ambiental e a democracia no Brasil como temas centrais.

* Biden defendeu as instituições brasileiras e elogiou a democracia.

* O “clima” do encontro foi descrito como “frio”, o que era de se esperar. Bolsonaro foi o último presidente do G-20 a cumprimentar Biden pela vitória nas eleições e nunca escondeu sua admiração por Donald Trump.

* Além disso, há cerca de um mês, o Diretor da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), William Burns, alertou que o presidente Bolsonaro “deveria parar de lançar dúvidas sobre a votação eletrônica brasileira”, segundo a agência de notícias Reuters.

* Na reunião com Biden, o presidente brasileiro disse que deixará governo, de forma democrática, se perder eleições e que espera um processo eleitoral “sem polêmicas”.

Antecedente

* O recado do governo estadunidense ao presidente Bolsonaro tem antecedente.

* Em 2021, a candidata derrotada nas eleições do Peru, Keiko Fujimori, líder de uma versão peruana do bolsonarismo, lançou denúncias infundadas sobre o pleito, e se recusou a aceitar o resultado, que deu vitória ao candidato de esquerda Pedro Castillo.

* Na ocasião, o Departamento de Estado dos EUA e a Organização dos Estados Americanos (OEA), imediatamente declararam que as eleições no Peru foram justas e democráticas.

* Por fim, de concreto, o encontro bilateral Biden/Bolsonaro serviu para mostrar que os EUA não irão tolerar nenhum golpe de Estado no Brasil.

* A Democracia prevalecerá!

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: