Fé e Comunhão: Celebração de Corpus Christi 2022

Compartilhe esta notícia:

Um boletim sobre a celebração de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (16), foi distribuído pela comunidade católica a seus fieis, com intuito de acompanharem as celebrações religiosas que acontecem nesse dia, dentre elas a que se realiza na praça da Igreja Matriz de São Sebastião.

O folheto traz, dentre seu vasto conteúdo, a frase “Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão”. (1Cor 10,17).

O boletim explica ainda o que é a solenidade de Corpus Christi e a solenidade de Corpus Christi no hoje da nossa vida.

A celebração ocorre na quinta-feira, após o Domingo da Santíssima Trindade. Nesse dia a Igreja professa e dá testemunho da sua fé na presença real do Senhor na Santíssima Eucaristia, augustíssimo sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, maior tesouro da Igreja. É o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai às ruas em procissão.

A procissão pelas ruas nesse dia é realizada após a Missa com o Santíssimo Sacramento no ostensório. Nas ruas, há o costume de se confeccionar tapetes coloridos, manifestando a arte como dom de Deus para acolhê-lo e, com o trabalho e dedicação de cada um, o desejo de que o Senhor caminhe conosco na nossa vida. Este procissão foi, oficialmente, difundida em toda a Igreja a partir do Concílio de Trento (1545-1563) e mantida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

Compartilhe esta notícia: